Direto de Brasília
Wellington Fagundes lidera disputa ao Senado
Compartilhe:
O senador Wellington Fagundes (PL) lidera, e com folga, a disputa para o Senado Federal. Pesquisa do Instituto Avaliar divulgada com exclusividade pelo PNB Online mostra Wellington com 30% das intenções de voto na pesquisa estimulada. Em segundo estão Nilson Leitão (PSDB) e José Medeiros (Podemos), ambos com 6% cada. Rosa Neide (PT) aparece com 4%; Otaviano Pivetta (sem partido), com 3%; e Neri Geller (PP), com 2%.
Na pesquisa estimulada, os nomes dos pré-candidatos são apresentados ao eleitor. A pesquisa apontou ainda que 23% dos entrevistados disseram que votariam em branco, nulo ou em nenhum candidato. E outros 26% disseram que não sabiam em quem votar ou não quiseram responder.
Dos seis nomes apontados na pesquisa, apenas o ex-prefeito de Sinop, Nilson Leitão, não ocupa cargo eletivo atualmente. Wellington Fagundes é senador e deve tentar a reeleição para o mesmo cargo. Neri Geller, José Medeiros e Rosa Neide são deputados federais por Mato Grosso. E Otaviano Pivetta é o atual vice-governador do Estado.
A margem de erro da pesquisa é de 3% e o nível de confiança é de 95%.
Wellington também lidera por regiões
O Instituto Avaliar também verificou o desempenho dos pré-candidatos por região. Wellington dispara na frente nas intenções de votos em pelo menos três regiões: Sul, Araguaia e Noroeste.
Confira na tabela abaixo:
Foram entrevistadas 1.511 pessoas em todo o Estado de Mato Grosso no período de 28 de novembro a 7 de dezembro. A divisão por gênero de entrevistados é de 51% feminino e 49% masculino. As entrevistas foram realizadas presencialmente e seguindo todos os protocolos sanitários. A responsabilidade técnica das pesquisas do Instituto Avaliar é de Gonçalo de Barros e Amauri Teixeira.
A eleição para o Senado irá ocorrer em outubro de 2022. No mesmo pleito, além de senador, também serão escolhidos o presidente da República, governadores, deputados federais e deputados estaduais.
Pnbonline.com.br