Religião
Vivendo sob a perspectiva de Deus
Compartilhe:
Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito. Eclesiastes 1:14
Há um livro na Bíblia que contempla nossa vida a partir do sol acima de nossas cabeças: é o livro chamado Eclesiastes ou o Pregador. Vamos considerar nossa vida dessa perspectiva. Nos vemos em situações estressantes por causa de nosso trabalho; e fazemos os maiores esforços para produzir nosso melhor. Mesmo assim, se nosso local de trabalho estiver vazio, o sol continuará a levantar-se. Talvez nós percebamos a partir dessa perspectiva, que temos trabalhado galgando degraus e obtendo certo padrão de vida. Entretanto, visto duma certa distância, nós descobrimos que não existiu realização nem verdadeira felicidade.
O inteligente e rico rei Salomão, o escritor inspirado desse livro, desfrutou de tudo que era desejável sobre a terra: riqueza, belas construções, boa comida, pensamentos nobres e etc. No entanto, ele chegou à seguinte conclusão: tudo era vaidade, i.e., sem nenhum valor. Nessa terra não existe alegria verdadeira e permanente. Ela existe apenas por um momento; e nunca pode dar satisfação genuína.
É essa a conclusão sóbria e final do livro? Não, as palavras do autor são: “Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau” (12:13-14).
Esse é o ponto onde a verdadeira perspectiva de nossa vida tem início. Vai muito além do sol. Há um Deus no céu para o qual devemos viver e que um dia irá nos chamar para prestarmos contas. Como podemos conseguir Sua aprovação? Arrependendo-nos de nossa vida de desvios e crendo em Jesus Cristo.