Mato Grosso
Vitória de Léo Bortolin encerra “era Neurilan” na AMM, iniciada em 2014
Compartilhe:
Após dois meses de campanha, marcada por intensa batalha judicial, que inclusive chegou no STF, o prefeito de Primavera do Leste, Léo Bortolin, é eleito presidente da AMM, com 68 votos, para comandar a entidade pelo próximo triênio (2024-2026). A derrota de Neurilan Fraga, que obteve 58 votos, 10 a menos que o vencedor, marca o fim de uma era no movimento municipalista.
Neurilan foi eleito pela primeira vez em 2014, quando ainda era prefeito de Nortelândia. Depois, mudou o estatuto da AMM para poder concorrer a sucessivas reeleições, mesmo sem mandato como gestor municipal.
Assim, Neurilan foi se perpetuando no comando da entidade e gerando um sentimento de oposição entre os prefeitos, mas que só teve força para derrotá-lo nove anos depois dele sentar na cadeira de presidente da AMM.
Agora, Léo Bortolin precisa corresponder às expectativas dos prefeitos e lideranças políticas que o apoiaram. Além de representar os interesses dos municípios de Mato Grosso, vai administrar um orçamento que em 2023 chegou a R$ 16,9 milhões, ou seja, R$ 1,4 milhão por mês.