Featured
Vídeo mostra momento em que avião que saiu de Cuiabá arremete no aeroporto de Congonhas; veja
Compartilhe:
Um vídeo gravado pelo helicóptero da Rede Globo (Globocop) flagrou o exato momento em que um Airbus 319 da Latam, que decolou de Cuiabá, realizou o procedimento de arremetida no aeroporto de Congonhas, localizado na Zona Sul de São Paulo (SP). O fato aconteceu por volta das 07h15 desta terça-feira (27). Apesar do susto nos passageiros, o procedimento é considerado normal dentro da aviação.
Nas imagens, é possível ver através do monitor do Globocop o momento em que o Airbus toca o solo de congonhas. Porém, o comandante do voo decide seguir para o procedimento de arremetida, realizado quando o piloto entende que não há segurança para o pouso. Sendo assim, ele ‘decola’ novamente e aguarda para tentar novamente.
Segundo a empresa, o procedimento de arremeter está dentro das normas de segurança de voo, sendo considerado normal.
Quando o procedimento de arremetida acontece, o comandante aciona os motores novamente, com força total, recolhe o trem de pouso e volta a subir, obedecendo critérios programados quando a aeronave ainda estava em solo no seu ponto de origem, Cuiabá, neste caso.
Em seguida, a aeronave volta para a rota e espera por orientações da torre de controle para efetuar uma nova tentativa ou seguir para o aeroporto alternativo, que também é previamente programado no plano de voo.
O voo 3247 da Latam decolou de Cuiabá às 04h19 (horário de Mato Grosso) desta terça-feira e desceu em Congonhas, de forma definitiva, às 07h20 (horário local).
Confira o posicionamento da Latam:
A LATAM Airlines Brasil informa que o voo LA3247 (Cuiabá-São Paulo/Congonhas), de hoje (27), teve de arremeter durante o procedimento de pouso em Congonhas. A medida foi necessária porque a variação de vento alterou o ponto de toque da aeronave na pista.
Em seguida, a aeronave pousou normalmente no aeroporto, às 7h17.
A LATAM ressalta que a arremetida é um procedimento padrão de segurança na aviação, e que todas as suas ações visam garantir uma operação segura.