Acre
Veja como fica o trânsito durante a Cavalgada 2019 em Rio Branco
Compartilhe:
O trânsito na região do 2º Distrito de Rio Branco passará alterações, neste sábado (27), por causa da Cavalgada, evento que abre a Feira de Agronegócios do Acre (Expoacre 2019). Conforme a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTrans), três ruas devem ser interditadas durante o evento.
A Cavalgada sai da Gameleira, no Segundo Distrito de Rio Branco, até o Parque de Exposição Wildy Viana, pela Rodovia Chico Mendes. Porém, a cavalaria desfila apenas até a altura da Arena da Floresta.
O diretor-presidente da RBTrans, Nélio Anastácio, informou que as vias que vão ser interditadas, segundo o cronograma, são a 24 de Janeiro e Eduardo Asmar. A Via Chico Mendes vai funcionar em apenas um sentido.
A RBTrans vai atuar em conjunto com o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC) e Batalhão de Trânsito da PM-AC. O trânsito deve ser desviado pela Amadeo Barbosa enquanto ocorre a Cavalgada.
“O evento se repete como nos anos anteriores e nós temos uma dinâmica pré-definida, onde município e estado trabalham conjuntamente. A gente vai fazer as intervenções em todas as vias de competência do município e o Detran faz onde é de competência do estado”, explica Anastácio.
Além disso, a RBTrans vai ter pelo menos 15 agentes nas ruas durante a Cavalgada. Ainda segundo o diretor-presidente, a frota de ônibus, que funciona de forma reduzida durante o fim de semana, vai rodar normalmente no sábado (27), com 11 carros durante o dia.
“Estamos com as equipes preparadas para fazer as interdições necessárias para que haja uma grande festa. Vamos trabalhar com a cota da semana para poder proporcionar às pessoas melhores condições para que elas possam participar dessa festa popular. Tão logo, as ruas estejam sendo esvaziadas, os coletivos voltam a circular pelo seu trajeto normal. No entanto, a Via Chico Mendes somente terá ônibus depois que encerrar a Cavalgada”, contou.
Regras para a Cavalgada 2019
As regras para a Cavalgada 2019 foram definidas durante uma reunião com a Secretaria de Turismo e Economia Empreendedora e o Ministério Público do Acre (MP-AC).
Entre as novidades estão a redução no percurso para os cavalos em cerca de um quilômetro e meio, a presença de dois médicos veterinários acompanhando a cavalaria, e a volta das comitivas.
Ano passado, o evento, que abre oficialmente a Expoacre, não teve a participação das comitivas e poucas pessoas participaram.
Esse ano os cavalos, cavaleiros e amazonas vão à frente do desfile. Segundo a secretária de Turismo, Eliane Sinhasique, a ideia é evitar a proximidade dos animais com os pedestres e veículos.