Featured
Vasectomia: como é feita, vantagens, riscos, preço e reversão
Compartilhe:
![](https://www.onortao.com.br/wp-content/uploads/2018/08/vasectomia.jpg)
Vasectomia é uma cirurgia segura e eficaz que tem o objetivo de tornar o homem incapaz de ter filhos. Embora não tenha nenhuma associação com a função hormonal e sexual, a operação é alvo de preocupações sem fundamento que fazem com que pacientes tenham medo de realizá-la.
O que é vasectomia?
Procedimento simples e eficiente, a vasectomia é um método contraceptivo para homens que é realizado por meio do corte dos canais deferentes — que conduzem os espermatozoides para a uretra —, inviabilizando a possibilidade de espermatozoides na ejaculação.
Há boatos que a cirurgia resulte em disfunção sexual e hormonal quando, na verdade, consiste apenas nos cortes dos canais, de modo a impedir somente a passagem de espermatozoides. A ejaculação, por outro lado, é composta por mais de uma substância e não tem grandes alterações após a intervenção.
A partir de que idade é indicada?
Médicos diferem quanto a idade adequada para realizar este procedimento, já que há diversos outros fatores que devem ser levados em conta, como estado de saúde e desejo de ter filhos.
Apesar disso, o Sistema Único de Saúde (SUS) indica a cirurgia para homens com mais de 35 anos que tenham mais de um filho. Ainda assim, alguns médicos acreditam que o ideal é depois dos 40 anos.
Como funciona a vasectomia?
Yurchanka Siarhei/Shutterstock
A cirurgia é bastante simples e dura em média 30 minutos.
Na intervenção, que pode ser feita em clínicas de urologia ou em hospitais, o cirurgião realiza dois pequenos cortes de 1 cm nos dois lados do saco escrotal. De forma manual, ele isola e corta os canais deferentes, colocando um pequeno tecido em suas pontas para impedir a possibilidade de recanalização, ou seja, de se unirem novamente. Depois, ele realiza a sutura.
A simplicidade é tamanha que não é necessário nem mesmo jejum antes da intervenção.
Recuperação
Alguns homens sentem desconforto nos primeiros dias de recuperação devido à cicatrização e inflamação local.
O ideal é que o paciente descanse por um ou dois dias para diminuir o desconforto após o procedimento, contudo ainda assim há homens que voltam às atividades no mesmo dia.
Já o tempo de espera para retomar as relações sexuais se estende por sete a dez dias para que a cicatrização ocorra de forma adequada.
Em quanto tempo faz efeito?
Apesar de impedir o seguimento dos espermatozoides no momento da cirurgia de vasectomia, muitas vezes há armazenamento nos canais que ainda precisa ser eliminado.
A recomendação para que o processo tenha efeito da forma esperada é aguardar três meses antes de fazer sexo sem método contraceptivo, assim há a garantia de eliminação total dos espermatozoides. Ainda pode ser recomendado um espermograma — exame realizado para analisar a saúde da próstata e dos espermatozoides.
O que acontece com os espermatozoides?
Mesmo sem a ligação dos canais, os espermatozoides ainda são produzidos, mas ficam retidos no epidídimo, um canal extenso e enrolado que fica na parte superior dos testículos. Apesar disso, conforme o amadurecimento masculino há um momento em que a produção é interrompida.
Riscos
icedmocha/Shutterstock
Com este amadurecimento dos espermatozoides, há tendência de atrofia na linhagem espermatogênica dos testículos. Portanto, ao realizar a cirurgia, se assume a possibilidade de nunca mais conseguir engravidar uma mulher.
Vasectomia pode falhar?
A cirurgia de vasectomia é segura e eficaz, mas não protege o indivíduo da transmissão e do contágio de infecções sexualmente transmissíveis.
Em média, a cada 700 homens que fazem vasectomia, apenas um apresenta falha e consegue ter filhos.
Diminui a libido?
A cirurgia não causa qualquer tipo de alteração na sensação de prazer, pelo contrário, já que muitos operados presenciam aumento na libido, uma vez que tendem a se sentir menos tensos no ato sexual, devido à impossibilidade de gravidez.
Posso ficar impotente?
Há o boato de que a pessoa que passa pela cirurgia pode ficar impotente, mas ele não passa de um mito, já que a alteração visa somente a região do escroto.
Todavia, há raros casos de pacientes que apresentam impotência sexual temporária após a operação, que pode ser causada por questões emocionais e/ou sensibilidade devido à incisão suturada.
Cirurgia de vasectomia pelo SUS e plano de saúde
A vasectomia é coberta pelo SUS em alguns casos, mas não por planos de saúde.
Porém, um problema decorrente da rede pública envolve o desejo de reversão do processo.
Preço
A cirurgia de vasectomia realizada de forma particular pode ter diversos valores, de acordo com os equipamentos e profissionais envolvidos. Contudo, a média de de R$ 500 a R$ 3 mil reais.
Reversão de vasectomia: é possível e voltar a ter filhos?
Atualmente, a reversão da vasectomia é um procedimento bastante comum, apesar de não ser coberta pelo SUS.
Por outro lado, porém, é importante ficar atento ao fato de que quanto mais tempo levar para realizar a cirurgia de reversão, menores serão as chances de paternidade.