Agronegócios
Vale a pena plantar mais trigo?
Compartilhe:
De acordo com o que foi divulgado pela TF Agroeconômica, pode ser bom plantar trigo nesse momento, mesmo com os custos aumentando. “Se você é daqueles que só vê os custos subindo, não plante trigo. A terra é sua, você faz o que você quiser. Mas, se seu vizinho plantar, fizer um manejo adequado e o clima não atrapalhar, você vai ver a conta dele engordar no banco entre 7% e 14% a mais do que a sua e ter uma produtividade de soja, no próximo verão, cerca de 400 kg/hectare a mais do que você. Segundo levantados feitos 3% da safra nova já está negociada (maioria via barter)”, comenta.
No entanto, o risco climático e o risco dos preços precisam ser levados em consideração. “Vender mercadoria física antecipadamente significa assumir um compromisso contratual sério de entregar esta mercadoria, nas condições em que foi vendida e no devido prazo. Ocorre que o clima do abaixo do Paralelo 30, que inclui toda a região sul e sudoeste do Paraná e os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, é muito instável durante o inverno e, em alguns anos, tem prejudicado muito o trigo, provocando sérios danos à qualidade (como no ano passado, por excesso de chuvas) ou à quantidade (como em outros anos, por falta dela). Nestes casos, vendas antecipadas provocam problemas sérios com os compradores, que impõe multas pesadas e exigem reposição da mercadoria”, indica.
“Tendo sofrido com estas intempéries, muitos agricultores esperam colher, para ter certeza da quantidade e da qualidade da sua produção, para depois oferecer ao mercado. Mas, neste caso, ocorre outro problema grave: excesso de oferta, pois esta é a posição de quase todos os agricultores, que, em sua maioria, querem colher e vender logo para limpar os silos, porque no início de janeiro já começam a colher o milho”, conclui.
Agrolink.com.br