Municípios
Vacinação contra Covid-19: saiba o que fazer se perdeu a data ou precisa antecipar a vacina em Belém
Compartilhe:
A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) está recebendo pedidos de quem perdeu ou precisa antecipar a vacina contra Covid-19.
A solicitação pode ser feita por e-mail, pelo endereço vacinabelem@sesma.pmb.pa.gov.br, e é analisada pela equipe da secretaria que reúne as sobras de doses nos postos de vacinação e volta a disponibilizar para quem fez o pedido.
A iniciativa é para evitar que as doses percam a validade. No caso da vacina da Pfizer, por exemplo, um frasco contém seis doses e depois de aberto tem 8 horas de duração.
De acordo com a Sesma, 202 mil pessoas, entre 18 e 59 anos, não tomaram dose alguma da vacina. A capital possui aproximadamente 60% da população vacinada com a primeira dose e 20% com a segunda dose.
O diretor de Vigilância em Saúde da Sesma, Dr. Cláudio Salgado, explica que o recolhimento das doses que sobram ocorre após às 17h, quando elas voltam todas para a sede da Sesma, na av. José Malcher. O local é onde também são aplicadas estas doses.
“Esse pedido vem no e-mail e avaliamos cada um deles. As pessoas são chamadas para comparecer na Sesma a cada vez que termina alguma etapa de vacinação, quando vemos quantas doses sobraram e os servidores começam a mandar as doses que sobraram”, explica Salgado.
Ainda de acordo com o diretor, não é hora para relaxar nas medidas de proteção.
“Se abrirmos a guarda agora nesse momento, com apenas 20% da população vacinada com as duas doses, a possibilidade de termos a propagação desse vírus em grande quantidade, em uma terceira onda, é muito alta. Considerando também que temos um percentual da população de 60% com a primeira dose e essas 202 mil, entre 18 e 59 anos, que não tomaram dose alguma, a coisa fica mais preocupante ainda”, explica Cláudio Salgado.
G1.globo.com