Featured
Usina Jirau é vistoriada após vídeos sobre segurança da barragem repercutirem na web, em Rondônia
Compartilhe:
Defesa Civil Estadual, Municipal de Porto Velho e Corpo de Bombeiros foram à usina. Jirau diz que tem adotado todas medidas de segurança.
A Hidrelétrica Jirau, 3ª maior do Brasil, foi vistoriada pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros nesta semana após vários internautas compartilharem vídeos da segurança da barragem, em Porto Velho. Um dos vídeos compartilhados é do ano de 2015, porém neste mês de fevereiro surgiram imagens mostrando prováveis infiltrações dentro da barragem de Jirau.
Nesse novo suposto vídeo, compartilhado milhares de vezes, um homem afirma que a água do rio Madeira estaria entrando nos corredores que dão acesso às turbinas de Jirau. Além da gravação em vídeo, áudios foram postados em grupos do WhatsApp afirmando que a barragem vai estourar.
O impulsionamento do material em grupos assustou moradores em distritos perto da usina Jirau. Alguns até chegaram a sair de casa durante o período noturno.
Diante da repercussão do caso na web, coordenadores da Defesa Civil Estadual e de Porto Velho foram à usina para verificar toda estrutura, juntamente com o Corpo de Bombeiros. Com medo, todas as turbinas e motores foram vistoriados.
O coordenador geral da Defesa Civil de Rondônia, Tadeu Sanchez Pinheiro, explicou que o objetivo da visita era tranquilizar a sociedade.
“Nós constatamos que a situação que havia ali na usina é muito semelhante com os vídeos, mas não se pode dizer que aqueles vídeos são de lá. Embora ao ver apenas o vídeo e apenas um ponto específico, pode se ter a impressão de um risco muito grande. Entretanto existem estruturas diferentes na hidrelétrica. Uma coisa são as turbinas e outra coisa é a barragem”, afirma.
O coordenador da Defesa Civil diz ainda que a barragem da usina é bem monitorada, sem nenhum problema ou vazamento. “O que havia é um anel de vedação da turbina que estava com alguns vazamentos”, ressalta.
Defesa Civil estadual e municipal visitam Usina Hidrelétrica de Jirau
À Rede Amazônica, os Bombeiros informaram que um relatório com o resultado da vistoria deve ser divulgado ainda nesta semana.
Em nota, a assessoria da Jirau informou que todos os procedimentos de segurança são mantidos na usina e que diariamente faz esse monitoramento. A empresa ainda confirmou a visita das autoridades.
3ª maior do Brasil
Com investimento de R$ 19 bilhões, Jirau é o terceiro maior gerador de energia elétrica do Brasil.
A usina possui 50 unidades geradoras em operação comercial com potência instalada de 3.750 megawatts, capaz de atender a cerca de 40 milhões de pessoas.
As obras de construção civil de Jirau começaram em 2009 e a montagem eletromecânica das turbinas em 2010.
Jirau começou a gerar energia em 2013, com o início do funcionamento da primeira unidade geradora. As demais turbinas entraram em operação comercial gradativamente ao longo dos últimos três anos. A 50ª e última unidade geradora começou a operar no dia 23 de novembro de 2016.