Saúde
Usar máscara durante exercício dificulta respiração? Ciência responde
Compartilhe:
Autilização do acessório de proteção contra a Covid-19 não é danoso para os índices de oxigênio na corrente sanguínea e nos músculos durante a prática de atividade física vigorosa, destaca um estudo da Universidade de Saskatchewan, no Canadá, conforme reporta um artigo publicado na revista Galileu.
dióxido de carbono (CO2), que por sua vez pode causar insuficiência respiratória.
A pesquisa divulgada no Journal of Environmental Research and Public Health, monitorou uso de uma máscara de tecido de três camadas em 14 homens e mulheres saudáveis e fisicamente ativos.
Para efeitos daquela pesquisa, os cientistas solicitaram aos voluntários para que realizassem um aquecimento rápido numa bicicleta ergométrica e que mantivessem uma frequência específica de pedaladas, à medida que a intensidade do teste subia gradualmente. No momento em que os indivíduos já não conseguissem manter o ritmo do treino, a experiência parava.
De acordo com a revista Galileu, cada um dos 14 participantes repetiu o teste três vezes. Na primeira rodada, usaram uma máscara cirúrgica; na segunda, uma máscara de tecido; e na terceira pedalaram sem máscara. Ao mesmo tempo que os cientistas, analisavam a quantidade de oxigênio no sangue e nos músculos dos envolvidos.
Para os autores do estudo: “em relação ao desempenho máximo do exercício, nenhuma diferença foi evidente entre usar ou não uma máscara na saturação arterial de oxigênio, no índice de oxigenação dos tecidos, na avaliação do esforço percebido ou na frequência cardíaca em nenhum momento dos testes”.
Entretanto, o co-autor do estudo Phil Chilib acrescentou: “se as pessoas usarem máscaras durante a prática de exercício em espaços fechados, isso pode tornar as sessões mais seguras e permitir que as academias permaneçam abertas durante a Covid-19. Também pode permitir que os esportes continuem, incluindo o hóquei, onde a transmissão de Covid-19 parece ser alta”
Noticiais ao Minutos