Conectado por

Turismo & Laser

Um mega-guia para conhecer o Mini Mundo, em Gramado


Compartilhe:

Publicado por

em

Não tem criança que não se encante ao conhecer a cidade em miniatura do Mini Mundo, em Gramado, no Rio Grande do Sul. E, diga-se de passagem, o parque não atrai apenas os pequenos, mas crianças de qualquer idade.

Tão interessante quanto um passeio pelo parque temático, é conhecer um pouco de sua história…

Tudo começa em 1979, quando Otto Höppner construiu a primeira casinha de bonecas que faria parte do complexo, localizado ao lado do Hotel Ritta Höppner, propriedade da família. Descendentes de alemães, a inspiração para a construção foram as lembranças da terra deixada para trás, como conta o site da atração.

Mini Mundo: De 1979 para 2018

No ano seguinte à construção da primeira casinha de bonecas, surge um trem de brinquedo, que circularia pela cidade em miniatura. Atualmente, seu percurso é de 5 mil quilômetros todos os anos – uma distância maior do que ir de Porto Alegre até Manaus.

A cada ano, novos edifícios vão sendo incorporados ao complexo: são prédios em madeira, réplicas dos castelos de Neuschwanstein e Lichtenstein, da Igreja de Stuttgart-Berg, da Muralha de Dinkelsbühl, do casario suíço e da antiga Prefeitura de Frankfurt. Cada detalhe vai tornando a mini-cidade maior e ao mesmo tempo ressaltando suas diferenças com o mundo real.

Os prédios são erguidos na proporção de 1:24, o que significa que eles são projetados 24 vezes menores do que o tamanho das construções verdadeiras. Milhares de mini-habitantes também “circulam” pelas ruas do parque – um censo realizado em 2009 apontava mais de 2.000 “moradores”.

Mesmo após o falecimento de Otto, em 1986, a cidade continuou sua expansão. Quem deu seguimento ao projeto foi Heino, filho e herdeiro de seu legado. O laguinho foi ampliado, e obras brasileiras incorporadas ao espaço, como a a Igreja Assis Brasil, de Ouro Preto, e o Cais do Porto, de Porto Alegre.

Em sua história, o parque já precisou ser fechado em algumas ocasiões, após atos de vandalismo e até uma nevasca, ocorrida em 1994, que obstruiu os trilhos do trem. Hoje, o espaço continua reunindo construções icônicas de todo o mundo em uma pequena área, permitindo que os visitantes viagem na imaginação para diversos lugares.

Aproveite: não é todo dia que se pode observar, por exemplo, a Cordilheira dos Andes tão pertinho do Castelo de Kaub – cujo original fica na Alemanha.

Como chegar ao Mini Mundo

O Mini Mundo fica localizado em Gramado, uma das cidades mais famosas (e charmosas!) da Serra Gaúcha, a cerca de duas horas de distância de Porto Alegre

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com