Mato Grosso
UFMT vai qualificar 150 empresas de MT para exportação
Compartilhe:
Pelo menos 150 empresas em Mato Grosso vão estar aptas para exportar seus produtos para outros países dentro dos próximos dois anos.
É o que pretende o Núcleo Operacional do Programa para Exportação (PEIEX), que está sendo instalado na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) a partir de um convênio firmado com a Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex-Brasil).
O diretor do Escritório de Inovação Tecnológica (EIT) da UFMT, professor Olivan Rabêlo – que também é o coordenador do PEIEX, explica que o programa serve a dois objetivos: explorar melhor o mercado exportador e criar a relação universidade-empresa.
“Queremos aproveitar o potencial de Mato Grosso na área de commodities, enxergar a oportunidade de processamento destes produtos e colocá-los em outros países. Também precisamos aproximar a universidade do setor produtivo, levar o pesquisador para dentro das empresas e trazer o produtor para dentro da universidade”, enfatiza.
O programa terá duração de 24 meses e, após a qualificação, as empresas passarão a um próximo passo dentro da Apex-Brasil, que é o fomento de clientes no mercado exterior.
Rabêlo explica que o programa está em fase de implantação, e no próximo mês (setembro) já começa a selecionar profissionais que vão atuar na capacitação das empresas. Vale ressaltar que a qualificação não tem nenhum custo para o empresário.
Em relação ao perfil das empresas com potencial exportador, o professor explica que o foco está no agronegócio e biotecnologia. “Mas qualquer empresa com potencial exportador poderá se beneficiar do programa”.
OLIVRE