Medicina
Tuberculose: 6 sintomas que podem indicar a infecção
Compartilhe:
Na maioria dos casos, os sintomas de tuberculose nem sempre são percebidos no início da doença, sendo diagnosticada apenas durante a realização de exames de rotina. A tuberculose é um doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, popularmente conhecida como bacilo de Koch (BK), que pode afetar principalmente os pulmões e levar o aparecimento de alguns sinais e sintomas ao longo do tempo, sendo os principais:
- Tosse por mais de três semanas, podendo haver sangue;
- Dor ao respirar ou tossir;
- Febre baixa;
- Suor frio;
- Sensação de falta de ar;
- Perda de peso sem causa aparente.
Apesar da bactérias atingir principalmente os pulmões, a bactéria da tuberculose pode também acometer qualquer outra área do corpo, como os ossos, intestino ou bexiga, resultando em sintomas gerais e específicos do órgão atingido.
Além desses sintomas, é possível que surja sintomas relacionados com a tuberculose extrapulmonar, em que há o comprometimento pela bactéria de outros órgãos além dos pulmões, como rins, ossos, intestino e meninges. Os principais sintomas indicativos de tuberculose extrapulmonar são perda de peso, suores, febre ou cansaço, não sendo notados sintomas respiratórios, já que a doença não se desenvolve nos pulmões.
Além disso, nesse caso é possível notar dor e inchaço no local em que o bacilo está alojado, sendo importante consultar o clínico geral ou infectologista para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento para prevenir possíveis complicações.
Sintomas de tuberculose infantil
A tuberculose em crianças e adolescentes provoca os mesmos sintomas do que no adulto, levando a febre, cansaço, falta de apetite, tosse por mais de 3 semanas e, por vezes, aumento dos gânglios (ínguas).
Geralmente, são necessários alguns meses para se diagnosticar a doença, pois pode ser confundida com outras e, a tuberculose pode ser pulmonar ou extra pulmonar, afetando outros órgãos da criança.
Como é feito o tratamento
O tratamento para a tuberculose é gratuito e, geralmente, é feito com a dose diária de medicamentos, como a Rifampicina, por pelo menos 8 meses. Porém, o tratamento pode demorar 2 anos ou mais, se não for seguido corretamente, ou se for uma tuberculose multirresistente.
Desta forma, deve-se orientar a pessoa sobre o tempo que ela deverá tomar os medicamentos e alertá-lo para que tome os remédios todos os dias, sempre na mesma hora.
Tua Saúde