Aripuanã
TSE dará última palavra sobre jonas canarinho
Compartilhe:
Apesar dos entraves judiciais, Jonas Canarinho continua na disputa pela prefeitura de Aripuanã MT em ritmo agitado de campanha.
Na sessão de julgamento do TRE-MT desta sexta feira, que foi adiada de 9:30 para as 14:00hs, o colegiado da corte regional decidiu por improver o recurso do candidato em que pedia controle de convencionalidade da LC 64/90.
O problema todo, segundo o advogado que atua no caso, Dr. Lúcio Lacerda, é que a Lei das Inelegibilidades viola um Artigo da Convenção Americana de Direitos Humanos, nos quais se inclui o direito de votar e ser votado, que não pode ser suprimido, senão por meio de decisão judicial.
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, que indeferiu quase todos os recursos postos em julgamento na sessão desta sexta feira, ainda deve julgar o recurso de Embargos de Declaração de Jonas Canarinho na próxima semana, e após o processo vai para o Tribunal Superior Eleitoral que é quem dá a última palavra sobre a candidatura.
O processo eleitoral no entanto, não sofre alterações com a última decisão do TRE-MT, e Jonas continua na disputa com o nome na urna e os votos contabilizados.
“Temos a convicção de que levaremos ao TSE dois julgamentos no Recurso Especial Eleitoral, um proferido pela corte regional, e outro pelo povo de Aripuanã”, disse o advogado de Canarinho.
Segundo o Advogado, as possibilidades de Jonas vão até a Corte Interamericana de Direitos Humanos.
Estado de Rondonia