Agronegócios
Trigo transgênico é “passo importante” para segurança alimentar
Compartilhe:
A Bioceres comemorou a liberação para a importação no Brasil da farinha de seu trigo transgênico HB4. “A aprovação é um passo importante para a construção de sistemas de agricultura resilientes ao clima que usam o trigo como um componente-chave para a rotação de culturas. O trigo é um alimento básico para bilhões de pessoas em todo o mundo, e uma cultura que permaneceu órfã na esfera da biotecnologia, apesar de ser plantada em 200 milhões de hectares globalmente” disse a empresa em comunicado.
De acordo com a Bioceres, a aprovação ocorre após um “rigoroso processo de revisão que incluiu o uso de conjuntos de dados de técnicas transcriptômicas, genômicas, metabolômicas e proteômicas para apoiar a avaliação científica da segurança do trigo HB4”. É salientado o fato de que a Comissão Nacional de Biossegurança (CTNBio) reúne cientistas “reconhecidos e diversos especialistas” que endossaram “por unanimidade as condições de biossegurança para farinha obtida com trigo HB4”.
Segundo a empresa, “recursos e esforços” importantes “têm apoiado este marco significativo, que não poderia ter sido alcançado sem o apoio contínuo das parceiras da Bioceres, a TMG – Tropical Melhoramento & Genética”, que liderou os processos regulatórios junto à CTNBio, e a Florimond Desprez, empresa co-desenvolvedora do trigo HB4”.
Além disso, ressaltam, a “confiança dos acionistas e o forte empenho das equipes envolvidas em todos os processos de investigação, desenvolvimento e regulação também foram essenciais nessa jornada. A Bioceres tem ampliado os estoques de trigo HB4 por meio de seu Programa HB4® com identidade preservada e atualmente está colhendo 55 mil hectares”.
Agrolink.com.br