Educação
TRE-MT propõe disciplina de cidadania na grade curricular de escolas
Compartilhe:
O presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil, e do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Márcio Vidal, propôs a inclusão da disciplina obrigatória de cidadania na base curricular do ensino fundamental brasileiro dos estudantes.
Segundo Vidal, a disciplina deve abordar temas vinculados à sociologia, direitos e deveres do cidadão, filosofia (ética e moral), psicologia social e organização social e política do país, além da estrutura e organização estatal.
A proposta foi encaminhada ao ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, ao secretário de Estado de Educação Marco Marrafon, e, ainda, a todos os senadores e deputados federais brasileiros.
De acordo com a proposta, que foi aprovada na íntegra pelos demais membros do Colégio de Presidentes, o conteúdo programático pretende fazer a formação do cidadão consciente dos direitos, mas também dos deveres com as outras pessoas.
O desembargador Márcio Vidal argumentou que o cidadão brasileiro não demonstra preparo para lidar – de maneira responsável e respeitosa – com as mudanças em curso, em especial aquelas causadas pelas facilidades de interação com o outro, por meio das mídias sociais.