Conectado por

Saúde

Tratamento para Gota: como melhorar e prevenir as crises


Compartilhe:

Publicado por

em

Para tratar a doença gota, chamada cientificamente de Artrite Gotosa, recomenda-se a ingestão de medicamentos que atuam sobre o ácido úrico, como a Colchicina, o Alopurinol ou a Probenecida, que diminuem o ácido úrico no organismo, o acúmulo de uratos nas articulações, assim como a previne o surgimento de crises.

Já durante uma crise de gota, em que há uma intensa inflamação e dor na articulação, o médico costuma orientar o uso de medicamentos anti-inflamatórios. A pessoa que possui esta doença também deve ter algum cuidado com a sua alimentação durante toda a vida para evitar a piora dos sintomas e complicações que a gota pode gerar, como as deformidades das articulações e o comprometimento dos rins, por exemplo.

Gota é uma artrite inflamatória que pode causar muita dor durante as crises, que surge de forma abrupta, causada pela cristalização do ácido úrico que se deposita dentro das articulações, geralmente, em pessoas que têm o ácido úrico elevado.

Tratamento com remédios

O tratamento da gota pode ser orientado pelo reumatologista ou pelo clínico geral, e pode variar se a pessoa está em um quadro de crise ou se é um tratamento de manutenção da doença. As recomendações para cada caso são:

1. Tratamento das crises de gota

Para tratar uma crise de gota, também chamada de gota aguda, o médico irá orientar medicamentos que ajudam a aliviar rapidamente a inflamação. Os principais incluem:

  • Anti-inflamatórios, como Naproxeno, Cetoprofeno, Ibuprofeno ou Indometacina, por exemplo: são indicados para aliviar os sintomas da artrite, logo após os sintomas iniciarem, devendo ser mantidos até a resolução da crise, durante cerca de 1 semana;
  • Corticóides, como Prednisona, Prednisolona, Metilprednisolona ou Triancinolona, por exemplo: também têm um efeito anti-inflamatório, e podem ser usados em comprimidos ou injeções que podem ser intramusculares ou também podem ser aplicadas diretamente na articulação afetada, ajudando a se obter uma resposta mais rápida e efetiva;
  • Colchicina: é um outro tipo de anti-inflamatório indicada para ajudar a aliviar a crise de gota rapidamente, sendo que seu efeito é melhor quando iniciado ainda nas primeiras horas do início da crise. 

Estes medicamentos devem ser usados com cautela, conforme a indicação do médico, pois podem provocar efeitos colaterais como náuseas, vômitos, diarreia ou aumentar o risco de sangramento gástrico, especialmente se usados de forma incorreta. 

2. Controle do ácido úrico

Após a resolução da crise de gota, o tratamento preventivo pode ser iniciado para evitar novas crises e diminuir os níveis de ácido úrico no sangue. Ele é especialmente indicado sempre que o paciente sofrer duas ou mais crises por ano, se tiver tofos nas articulações, doença renal crônica ou história de pedra nos rins devido ao excesso de ácido úrico. 

Alguns dos medicamentos utilizados incluem:

  • Alopurinol: é o principal medicamento usado para controlar os níveis de ácido úrico no sangue, reduzindo os seus níveis e a possibilidade de acúmulo nas articulações;
  • Remédios uricosúricos, como a Probenecida: ajudam a aumentar a eliminação do ácido úrico pela urina.

Outros medicamentos mais novos, como Febuxostat ou Pegloticase são potentes inibidores da formação do ácido úrico, e também são uma opção para o tratamento, caso os demais não possam ser utilizados, devido à alergia ou intolerâncias, por exemplo. 

Opções de tratamento caseiro

O tratamento caseiro recomendado durante as crises de gota, que complementam o tratamento com remédio indicado pelo médico, é a realização de compressas de gelo no articulação afetada, 2 a 3 vezes ao dia, por 5 a 10 minutos.

Para combater as crises de gota também é útil tomar chás preparados com dente-de-leão, cereja, cavalinha ou barba de milho, pois estas plantas medicinais possuem a capacidade de diminuir a concentração de ácido úrico no sangue. Basta colocar 1 colher de chá de folhas secas de uma destas plantas medicinais em uma xícara de chá e cobrir com água fervente. Em seguida tapar, deixar amornar, coar e beber a seguir. 

Além disso, para tratar a gota e prevenir novas crises é recomendado perder peso, através da redução do consumo de calorias e realização de atividade física, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, além de evitar o uso de remédios diuréticos desnecessários, pois estes tendem a aumentar a concentração de ácido úrico e podem aumentar as chances de crise de gota.

Alimentação para Gota

Na alimentação para gota, recomenda-se evitar os alimentos ricos em proteínas, como marisco, carnes de animais jovens e as vísceras, pois elas atuam no metabolismo das purinas e tendem a aumentar a concentração de ácido úrico no sangue.

Outra dica importante é beber bastante água, no mínimo 1.5 L por dia e evitar bebidas alcoólicas, especialmente a cerveja, dando preferência ao consumo de leite e iogurtes com baixo teor de gordura.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com