Agronegócios
Tratamento de Sementes protege melhor potencial do algodão
Compartilhe:
Um dos principais desafios dos cotonicultores brasileiros são as pragas e doenças de solo que prejudicam o estabelecimento e a produtividade das lavouras. Nesse caso se aplica muito bem o velho (e verdadeiro) ditado: “Prevenir é melhor do que remediar”.
É aí que entra o tratamento de sementes, uma prática indispensável e cada vez mais popular nas lavouras brasileiras, pois protege o potencial genético e pode evitar a ação de pragas e doenças. Perguntamos ao gerente de Cultivos Algodão e Feijão BASF, Luiz Fernando Talheiros Straioto, como o tratamento industrial de sementes contribui para a saúde e produtividade do algodão.
“Essa técnica é fundamental para proporcionar à semente a melhor germinação, o melhor estabelecimento e entregar o melhor controle das pragas, doenças e nematoides que atacam a fase de implementação da lavoura”, respondeu ele.
“A BASF possui uma solução completa em tratamento industrial de sementes que proporciona proteção contra pragas, doenças e nematoides, favorecendo uma germinação sadia e excelente vigor das sementes. Nossas sementes Fibermax são 100% tratadas com as soluções BASF em tratamento industrial, conferindo assim a melhor solução do mercado para o cotonicultor”, complementou Straioto.
No caso específico do algodão, o especialista da BASF destaca que o tratamento de sementes é feito com o inseticida e fungicida Standak® Top, que é produto mais usado nessa técnica há mais de uma década no Brasil. Trata-se de uma formulação FS (suspensão concentrada para tratamento de sementes) que agrega os ingredientes ativos de ação protetora (Piraclostrobina), sistêmica (Tiofanato Metílico) e de contato e ingestão (Fipronil).
Essa combinação, de acordo com o gerente da BASF, blinda as sementes contra o ataque de pragas e doenças no período inicial de desenvolvimento da cultura. Segundo Luiz Fernando Talheiros Straioto, a utilização do tratamento industrial de sementes com o Standak® Top protege o investimento que foi feito nas sementes com genética e certificação da tecnologia Fibermax.
O especialista da BASF salienta que o produto possui funções múltiplas e complementares ao seu efeito inseticida e fungicida. Além de proteger as sementes contra o ataque de pragas e doenças no período inicial de desenvolvimento da cultura, o Standak®?Top também oferece um “arranque vigoroso e estabelecimento uniforme”. Como resultado do seu efeito fisiológico, as plantas apresentam maior desenvolvimento de raiz e parte aérea, maior tolerância ao estresse hídrico e à ocorrência de nematoides.
Agrolink.com.br