Polícia
Totens de segurança vão dar suporte ao trabalho da polícia em Rondônia
Compartilhe:
Equipamentos estão sendo instalados em diversas cidades do Estado, em locais com altos índices de criminalidade
O Governo de Rondônia começou a implantar um novo sistema que vai dar suporte aos profissionais da segurança pública para coibir a criminalidade no Estado. O sistema interativo por videomonitoramento, que conta com totens de segurança, está sendo instalado em locais com altos índices de ocorrências policiais e fazem parte do Programa Cidade Segura, da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC).
A estrutura foi apresentada à comunidade no início desta semana, durante o lançamento do pacote da Segurança Pública, que aconteceu no Espaço Alternativo de Porto Velho, e contou com a presença do governador Marcos José Rocha dos Santos (União Brasil), do secretário de Segurança Pública, Felipe Vital, entre outras autoridades.
Resultado de um contrato entre a Helper Tecnologia e o Governo de Rondônia, os equipamentos, que estarão em pleno funcionamento nos próximos dias, contam com um sistema de vigilância em tempo integral que auxilia no trabalho preventivo e investigativo das autoridades. O objetivo é dar mais agilidade na comunicação entre a população e à polícia, dando celeridade aos atendimentos das ocorrências.
Durante a solenidade, o governador Marcos Rocha destacou que as entregas dos equipamentos tecnológicos de segurança vão garantir mais segurança para quem reside nas áreas urbana e rural. “Estamos trabalhando firmes, para que nossa população tenha a segurança que necessita”.
Os primeiros equipamentos já estão instalados na capital. Outras cidades do Estado devem começar a receber os equipamentos em breve. O totem é dotado ainda de um sistema de áudio com capacidade para transmitir mensagens e orientações à população, além de um botão de emergência que diminui o tempo de resposta em situações de risco, ligado diretamente ao Centro Integrado de Operações (CIOP), onde os operadores farão a triagem das demandas e darão continuidade ao atendimento das ocorrências.
Com quatro metros de altura, os tótens contam com sistema de sirene e giroflex para alertas instantâneos e câmeras que monitoram uma área de 360 graus no entorno, de forma simultânea.
O diretor comercial da Helper Tecnologia, Edison Endo, explica que o Sistema Integrado de Videomonitoramento é um importante aliado dos profissionais que atuam na área da segurança pública, uma vez que aumenta a sensação de segurança para a localidade em que estão instalados. “A estrutura oferece vários recursos que auxiliam o trabalho das polícias, tanto no trabalho preventivo como para a identificação dos criminosos”, salienta.
Segundo ele, como os tótens ficam conectados à Central de Operações, permitem, inclusive, fazer o reconhecimento facial de pessoas com algum tipo de restrição com a Justiça.
Além disso, qualquer cidadão pode acionar a Polícia Militar a partir de um botão de emergência que está acoplado ao equipamento e funciona 24 horas. Endo destaca que o totem também é um aliado da comunidade em outras situações de emergência, como, por exemplo, a necessidade de acionar serviços de saúde. “É possível comunicar os profissionais do CIOP sobre a necessidade de um resgate médico de emergência, acidente, incêndio ou mesmo um caso de violência contra mulheres ou crianças e adolescentes”, comenta, citando algumas possibilidades.
O diretor da Helper afirma que, em outros estados onde o sistema está instalado há mais tempo, as estatísticas demonstram que a presença ostensiva do totem tem papel fundamental para coibir as ocorrências criminais.
O sistema foi totalmente desenvolvido e patenteado no Brasil e hoje está presente em diversos estados brasileiros, entre eles Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
HELPER TECNOLOGIA
Com sede em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (PR), a Helper Tecnologia é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas para segurança pública. Fornece alternativas de segurança pública para órgãos governamentais e, atualmente, está presente em diversos estados do Brasil e em vários municípios, inclusive cidades que conquistaram o reconhecimento na área de segurança pública pela redução nos índices de criminalidades.
ASSESSORIA DE IMPRENSA