Alimentação
Tipos de alimentos podem melhorar comportamento de crianças com déficit de atenção e hiperatividade
Compartilhe:
Pesquisas sobre o efeito da nutrição no transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em crianças mostraram que a dieta com poucos tipos de alimentos (DPTA) diminui substancialmente os sintomas de TDAH em 60% das crianças. No entanto, o mecanismo subjacente é desconhecido.
Neste estudo de intervenção nutricional aberto, pesquisadores investigaram se as mudanças comportamentais após uma DPTA estão associadas a mudanças na função cerebral durante o controle inibitório em 79 meninos com TDAH, com idades entre 8–10 anos.
Uma ressonância magnética funcional (fMRI) foi realizada nas crianças no início e no final do estudo. Após a primeira varredura, as crianças seguiram a dieta de poucos alimentos: foram autorizados a comer apenas um número limitado de alimentos seguros por cinco semanas. Uma segunda varredura foi então feita. Em mais de 60% das 53 crianças que tiveram bons exames antes e depois da dieta, os pais observaram uma diminuição significativa nos sintomas de TDAH após a dieta de poucos tipos alimentos. Essas crianças também mostraram um claro aumento na atividade pré-cuneiforme, uma área que faz parte da rede cerebral de modo padrão e talvez o centro mais conectado do córtex.
A dieta de poucos tipos de alimentos é difícil de seguir e não pode ser aplicada de maneira simples. Portanto, é importante compreender melhor a relação biológica entre nutrição e TDAH.
Fonte: Scientific Reports. DOI: 10.1038/s41598-021-01684-7.
Boasaude.com.br