Agronegócios
Tereza Cristina irá a Rússia negociar fertilizantes
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O presidente Jair Bolsonaro confirmou o convite do governo de Vladimir Putin, da Rússia e deve ir ao país em fevereiro. Em meio aos conflitos dos russos com a Ucrânia, o presidente brasileiro disse que não pretende abordar o assunto e vai tratar das relações comerciais que os dois países têm. Junto com Bolsonaro também deve seguir uma comitiva de ministros, entre eles a representante da pasta da Agricultura.
“Nós temos negócios, entre eles a questão de fertilizantes. E na comitiva estará Tereza Cristina, que vai tratar dessa relação comercial”, destacou o presidente. Ele avaliou que esta é uma questão primordial para o agronegócio brasileiro, que importa grande quantidade daquele país.
Em novembro de 2021 a Rússia anunciou que iria limitar as exportações de fertilizantes por seis meses para garantir o abastecimento interno. O país impôs cotas para as exportações de fertilizantes complexos em 5,35 milhões de toneladas e de nitrogenados em 5,9 milhões. O Brasil compra especialmente cloreto de potássio. De janeiro a setembro foram importadas 2,62 milhões de toneladas de KCl russo, ou 29% do total que chegou aos portos nacionais. Os russos também são o único fornecedor de nitrato de amônio (NAM), sendo responsáveis por 98% do total brasileiro. Depois o país informou que não faria restrições de potássio e fósforo ao Brasil devido a parceria estratégica entre os dois países.
Em 2020, as exportações brasileiras para a Rússia foram fracas, pois representaram apenas 0,7% do total de nossas vendas para o exterior. No ano de 2020 as exportações geraram em receita ao Brasil US$ 1,52 bilhão. Os cinco produtos mais exportados são soja, carne bovina, amendoim, café não torrado e carne de aves.
Promoção de proteínas
Em nota a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) informou que realizarão uma ampla campanha de promoção da carne suína e da carne de frango do Brasil em Moscou. A campanha acontecerá durante todo o mês de fevereiro em outdoors, relógios de rua, pontos de ônibus, entre outros, instalados na área turística de Moscou, ao redor do Centro de Exposições e da Praça Vermelha. Ao todo, são 69 pontos de publicidade na região central da cidade.
O objetivo é fortalecer as marcas internacionais Brazilian Chicken e Brazilian Pork em um momento estratégico para o setor. Recentemente, a Rússia anunciou a liberação de uma cota de 100 mil toneladas para importação de carne suína, e há expectativa de que os exportadores brasileiros enviem volumes expressivos para o mercado do Leste Europeu.
Ao mesmo tempo, os exportadores brasileiros também buscam expandir a participação da carne de frango no mercado russo, que já apresenta significativa participação entre os principais destinos da proteína animal do Brasil
Hoje, a Rússia está entre os 10 maiores importadores da carne de frango do Brasil, com 105,9 mil toneladas embarcadas em 2021 (equivalente a 2,4% do total), gerando receita de US$ 167,3 milhões no período. A Rússia também se destaca entre os destinos de carne suína, com 9,2 mil toneladas importadas no ano passado (equivalente a 0,8% do total), com receita de US$ 23,8 milhões.
“Será um momento oportuno para destacar a imagem internacional da carne de frango e da carne suína do Brasil. Vamos valorizar atributos e a parceria que construímos ao longo destes anos, reforçando nossa posição como parceiro estratégico pela segurança alimentar da nação do Leste Europeu”, avalia o presidente da ABPA, Ricardo Santin.
Agrolink.com.br