Conectado por

Saúde

Terçol é contagioso: mito ou verdade?


Compartilhe:

Publicado por

em

O terçol, também conhecido como hordéolo, é um pequeno caroço avermelhado que cresce a partir da base da pálpebra inferior ou superior. Composto por pus, pode ser doloroso e, em casos extremos e sem o tratamento adequado, trazer complicações. Uma preocupação frequente de quem apresenta a doença ou convive com alguém que a tenha é se o terçol é contagioso. Descubra a seguir:

Afinal, terçol é contagioso?

Terçol não é contagioso, visto que é apenas uma infecção local ou inflamação das glândulas produtoras de secreção das pálpebras.

Ou seja, não é necessário se preocupar em não ter contato com pessoas que tenham terçol, mas tomar os devidos cuidados para que não progrida.

O tratamento geralmente é feito com compressas mornas e, nos casos mais persistentes, com antibióticos. Poucos pacientes necessitam de tratamentos mais rigorosos.

O terçol pode ser recorrente em algumas pessoas, possivelmente por alguma alteração química específica das pálpebras do indivíduo.

Como evitar?

O ideal é não precisar lidar com o incômodo que o terçol traz. Portanto, algumas medidas simples são bastante eficazes para se prevenir:

Lave sempre as mãos

É praticamente involuntário tocar nos olhos, então esteja sempre com as mãos lavadas, evitando levar sujeira às pálpebras.

Higienize as lentes de contato

Caso você use lentes de contato, sempre lave as mãos antes de tocá-las e as higienize corretamente de acordo com as instruções do fabricante.

Cuide de suas maquiagens

Vale seguir alguns cuidados com maquiagem, como retirá-la antes de dormir e não usar produtos fora da validade. Ambas as práticas podem causar danos à saúde ocular e podem ser evitadas facilmente.

Faça compressas com água morna

Você não precisa estar doente para fazer uma compressa. Além de auxiliar na saúde dos olhos, também é um método bastante relaxante e prático.

Higienize as pálpebras

Pessoas com pele oleosa na região dos olhos devem sempre higienizar as pálpebras adequadamente com, por exemplo, shampoo neutro. Essa prática é capaz de evitar diversos problemas na região dos olhos.

Fonte

American Academy of Ophthalmology. Are styes in the eye contagious? Disponível em: https://www.aao.org/eye-health/ask-ophthalmologist-q/styes-contagious

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com