Conectado por

Entretenimento

Teatro, Catedral, ferrovia em Santa Maria no Rio Grande do Sul


Compartilhe:

Publicado por

em

Santa Maria com seus aproximadamente 262 mil habitantes, é uma cidade de grande influência no estado do Rio Grande do Sul.Considerada uma cidade universitária, devido a universidade Federal de Santa Maria (UFSM), considerada uma das maiores universidades pública do país, atraindo muitos jovens para a cidade.

A cidade conserva prédios históricos de valor como a Catedral de Nossa Senhora da Conceição, o Theatro Treze de Maio, a Catedral do Mediador da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, o Clube Caixeiral, o Banco Nacional do Commercio, a Sociedade União dos Caixeiros Viajantes e a Vila Belga.

Santa Maria é considerada um centro de educação, sedia aproximadamente 7 instituições de ensino superior, dentre elas a UFSM e UNIFRA. A UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) é uma das maiores universidades públicas do Brasil. Conta atualmente com mais de 15 mil alunos em seus cursos de graduação e pós-graduação.

Por abrigar uma grande quantidade de instituições de ensino a cidade é conhecida como Cidade Cultura. Santa Maria também é denominado o município Coração do Rio Grande (devido a sua localização Geográfica). O Centro geográfico do Rio Grande do Sul fica na Unidade Residencial Arenal, no bairro Passo do Verde, á 18,62 km em linha reta do marco zero da cidade, no bairro Bairro Centro.

Imagem relacionada

? PONTOS TURÍSTICOS

Prefeitura Municipal de Santa Maria
Construção em estilo eclético com forte influência neoclássica, tombado como Patrimônio Histórico-Cultural do município em 1994, em seu interior encontram-se além do Gabinete do Prefeito e várias secretarias, o Acervo Tupambaé, que é uma exposição de telas do Artista Plástico Tadeu Martins, que retratam aspectos da cultura indígena histórica e atual, inaugurado em 1995.

O prédio da prefeitura municipal de Santa Maria foi inaugurado em 1928. Por sua imporância Histórica e características arquitetônicas representativas de uma época, mereceu tombamento oficial feito pela lei municipal nº 1.789, de 12 de abril de 1994.

A iniciativa de prover o interior do prédio da prefeitura com um acervo artístico que retratasse episódios históricos –culturais partiu do prefeito Dr. Adroaldo Mousquer Loureiro. O objetivo de tal acervo é dotar o local de obras de arte que sirvam como um chamamento à consciência de preservação do patrimônio cultural, estímulo às manifestações artísticas e resgate dos valores históricos.

Para a execução do trabalho preliminar, foi convocado o artista plástico Tadeu Martins, ao qual foram sugeridas as diretrizes. Imediatamente, Tadeu Martins iniciou a tarefa valendo-se da colaboração do historiador Mário Simon para a pesquisa histórica.

O nome dado ao Acervo Artístico Municipal “tupambaé” define, pela sua origem e conteúdo histórico-missioneiro, o carater democrático do acervo.

“Tupambaé” ( Tupã = Deus + mbaé + coisa )era a denominação dada ás atividades do trablho coletivo e ás propriedades comuns das Missões. Os benefícios do Tupambaé estendiam-se a toda a população missioneira.

A inauguração e a instalação do acervo, em 19 de abril de 1994, consta de oito telas de Tadeu Martins, todas nas dimensões de 2,20cm x 1,60cm. os painéis, neste primeiro momento, traduzem temas missioneiros ligados à redução de Santa Maria Custódio.

Prédio da Antiga Estação Ferroviária
Prédio de dois pisos de estilo colonial inglês, servindo até 1968 como Estação de embarque e desembarque de passageiros da Rede Ferroviária Federal S.A.. Contém a gare de embarque, conserva a estrutura original, possui ainda, na sua parte posterior caixa d’água em ferro de fabricação belga. É composta de quatro salas e saguão de entrada, conservando os guichês de vendas de passagens no primeiro piso. no segundo piso há duas salas , seu piso é original no saguão e plataforma de embarque. Banheiro e cozinha anexados posteriormente, no mesmo estilo de construção. Sua construção é obra do Engenheiro Gildo Castelarim . É o local de onde saiu a Coluna Prestes em 1924.

Tombada como Patrimônio pela Lei nº 825 de 19/11/1984, em bom estado de conservação. O local abriga o Memorial Coluna Prestes, primeiro no país à homenagear a Grande Marcha, cujas primeiras reuniões aconteceram neste local, em 1924. Junto ao prédio da antiga estação ferroviária localiza-se o Museu Ferroviário e o Monumento A Coluna Invicta, do artista carioca Maurício Bentes. uma escultura em ferro simbolizando sua TRAJETÓRIA do sul a norte do país.

Imagem relacionada

Teatro Municipal Antônio Sepp Centro Municipal de Cultura Santo
O Teatro Municipal Antônio Sepp tem capacidade para 800 pessoas e em conjunto com o Centro Municipal de Cultura Santa Maria Custódio, desenvolvem sistematicamente diversos cursos, palestras, oficinas, momentos de lazer e expressão artística.

O Centro Municipal de Cultura, conta também com excelente e galeria de artes e espaços polivalentes para congressos, seminários e eventos em geral. No interior do Centro Municipal de Cultura encontram-se as pinturas murais da artista plástica Dirce Pippi em homenagem ao “Tropeirismo” e às “Tradições Gaúchas”.Abriga atualmente o Arquivo Histórico Municipal Onde Ficam Armazenados os documentos e as fotografias referentes a dados históricos de nossa cidade.

Museu Municipal Dr. José Olavo Machado
Prédio em estilo colonial, fachada com tendências neoclássicas, por longos anos foi moradia do Dr. Ulisses Rodrigues, intendente do município por dois períodos, de 1928 à 1930 e 1930 à 1935. Posteriormente veio a ser adquirido pela Prefeitura. Abriga atualmente o Museu Municipal e , seis salas são originais e uma anexada recentemente. Três salas de acervo museológico, sala de exposição, reserva técnica,e sala da coordenação.

O acervo do Museu preserva evidências das várias etapas da história regional, desde material arquelógico do período anterior à chegada dos jesuítas até fases da história local mais recente, possui ainda uma maquete da Redução de Santa Maria Custódio. O Museu desenvolve atividades e eventos que visam maior valorização e preservação do Patrimônio Histórico e Cultural do Município.

Resultado de imagem para Catedral Angelopolitana, santa maria

Catedral Angelopolitana
Construída no mesmo local da antiga Igreja da Redução de Santa Maria Custódio, de estilo neoclássico / barroco missioneiro, réplica aproximada da Igreja do antigo povo de São Miguel Arcanjo, construída em pedra grês e tijolos , com pórtico encimado por sete imagens em pedra representando os padroeiros dos Sete Povos das Missões, seu interior é composto por três naves separadas por arcadas e abóbodas.

Guarda uma imagem em madeira do Cristo Morto, esculpida por artista guarani na Redução de Santa Maria Custódio a partir de 1720. Em outubro de 1991, foi iniciada a pintura da Saga Missioneira, obra do artista santoangelense Tadeu Martins, painel que retrata a conversão dos indígenas à fé católica.

Resultado de imagem para Cascata do Comandaí, santa maria

Cascata do Comandaí
Possui espaço para lazer e camping, uma pequena trilha ecológica, bar e espaço para churrasqueiras. A cascata tem 19 metros de altura e 40 metros de comprimento na base inferior e 33 metros na base superior.

? COMO CHEGAR

De Carro:
RS 344 que por sua vez interliga-se com a BR 392 (Porto Xavier, fronteira da Argentina); com a RS 472 (Santa Rosa para o Médio e Alto Uruguai); com a BR 285 (Entre-Ijuis para as demais cidades do Estado e País).

De Ônibus:
Estação Rodoviária
Rua Sete Povos das Missões, 419
Fone: (55) 3313-2481

Viação Ouro e Prata
Site: www.viacaoouroeprata.com.br

De Avião:
Aeroporto de Santa Maria-Sepé Tiaraju
Endereço: Rodovia RS 218 km 13
Município: Santa Maria
Tels: 55 3313-6617 / 3312-9779

NHT Linhas Aéreas
Site: http://www.voenht.com.br/

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com