Ariquemes
Tarifa Social oferece desconto de 50% na conta de água a famílias de baixa renda em Ariquemes
Compartilhe:
A concessionária responsável pelo fornecimento de água tratada em Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, iniciou nesta semana o cadastramento das famílias de baixa renda ao benefício da Tarifa Social. O programa foi aprovado em lei pela Câmara de Vereadores recentemente e oferecerá desconto de 50% na conta de água. A empresa espera atender até 700 famílias de baixa renda no município.
Fazer economia é sempre muito importante, especialmente em tempos de crise econômica. Por conta disso, a artesã Zilda Pereira dos Santos aproveitou a oportunidade para reduzir gastos ao aderir benefício e continuar com o serviço de água tratada na casa onde mora sozinha.
“Pra mim vai ser mais fácil, por que eu não estava conseguindo pagar a conta, até cheguei em pedir para cortarem o serviço. Eu prefiro ter a água encanada, por que ela é tratada, já a água do poço a gente precisa tomar cuidado para usar”, destacou.
Para conseguir a adesão ao programa da Tarifa Social a Águas de Ariquemes determina que os moradores possuam alguns requisitos como estar cadastrado em algum benefício do Governo Federal, sendo o Bolsa Família, Bolsa Alimentação ou Bolsa Escola.
Além disso, as pessoas precisam ter renda de até um salário-mínimo, comprovado na carteira de trabalho ou holerite, ser proprietário de um único imóvel e consumir até 20 mil litros de água por mês.
De acordo com o responsável socioambiental da concessionária, Diecson Prado, os moradores receberão panfletos informativos sobre como aderir e os requisitos do benefício, assim como, o verso da fatura de água apresentará as informações. Mas haverá casos excepcionais que serão analisados pela empresa.
“Se por ventura, o morador não se enquadrar nesses critérios, mas possua alguém deficiente na casa ou recebe auxílio-doença ou que esteja com problemas financeiros, nós vamos até a residência para fazer uma visita para acompanhar o caso e ver a possibilidade de fazer o cadastramento na Tarifa Social”
O cumprimento da lei municipal para oferecer o desconto aos usuários que estejam cadastrados no programa serão fiscalizados por uma agência municipal de regulação.
“A agência tem esse papel de fazer as cobranças da tarifa social, acompanhado de outras ações sociais que a concessionária tem que realizar para cumprir as metas existentes no contrato. A água tratada é sinônimo de saúde e a agência reguladora simplesmente vem cumprindo o papel especificado”, disse o diretor-presidente da agência de regulação, Bruno Azevedo.
Para o diretor da Aegea Rondônia, o programa da Tarifa Social veio para coroar com chave de ouro o ano de 2018 com o objetivo de levar água tratada às famílias de baixa renda do município.
“Para nós é uma alegria e uma satisfação muito grande lançar esse programa, dando acesso e dignidade para essas famílias que tanto necessitam. São alguns critérios estabelecidos, mas estamos com uma equipe à disposição para ir nas residências, conversar com essas famílias e orientá-las da melhor forma possível para se aderirem à Tarifa Social”, disse.
Os moradores podem consultar se possuem os requisitos da Tarifa Social na sede da concessionária, que fica na Rua Canindé, no Setor Institucional. Os atendimentos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.