Mato Grosso
Suspeita de ataque hacker derruba site da Justiça Federal de MT
Compartilhe:
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), no qual se inclui Mato Grosso, está sob suspeita de ataque de hackers nesta sexta-feira (27). O site foi tirado do ar, segundo o tribunal, como medida preventiva.
Em razão disso, o site da Justiça Federal em Mato Grosso está fora do ar desde a manhã de hoje.
Na quinta-feira (26) à noite, um perfil no Twitter publicou mensagem dizendo que havia invadido o site do tribunal.
O perfil postou um link com dados que teriam sido capturados do sistema da corte.
“Vazamento de dados do Tribunal Regional da Primeira Região (portal.trf1.jus.br). isso é sério? um orgão tão importante com uma vulnerabilidade tão grave.. Nest post estamos expondo “só” o conteudo de 4 (cit, concurso, stf e trfweb) das 47 DBS, apenas para demonstrar que o TRF1 tambem é vulnerável. nosso objetivo NÃO é causar o caos, nem prejudicar o TRF1, dizia a mensagem”.
Além da mensagem, a postagem exibia uma imagem com pixels formando o rosto do diabo para celebrar o sucesso do ataque.
A assessoria do TRF-1 confirmou a invasão e informou que o banco de dados da corte entrou em manutenção para identificar possíveis falhas de segurança.
“A equipe do Tribunal está avaliando agora, mas a princípio houve somente uma divulgação de material que já era de domínio público”, diz a nota divulgada.
Em nota, o TRF1 afirmou que “em decorrência de publicação veiculada em redes sociais de que ocorrera uma invasão ao ambiente tecnológico do TRF1, foram adotadas medidas preventivas para a preservação do ambiente”. Todos os sistemas foram colocados em modo restrito.
Midia News