Geral
Submarinos sumidos em 1941 com 79 a bordo são achados
Compartilhe:
Pesquisadores descobriram, no fundo das águas oceânicas próximas à Malásia, restos de dois submarinos holandeses naufragados durante a Segunda Guerra Mundial.
As embarcações, que foram afundadas por explosivos japoneses no mar da China Meridional em dezembro de 1941, tinham desaparecido junto aos corpos de 79 homens que estavam a bordo. Apenas algumas sobras do HNLMS O 16 foram achadas, enquanto que apenas uma parte do casco do HNLMS K XVII foi detectada.
“É uma notícia muito triste. É chocante para todos os familiares, mas ao mesmo tempo isso não me surpreende”, afirmou Jet Bussemaker, ex-ministra holandesa e bisneta do comandante Anton Bussemaker, que morreu no O 16. “Como ministra, tive que reportar à Câmara que três navios de guerra desapareceram das águas da Indonésia. Já havia indicações de que o O 16 havia sido adulterado”, contou.
É comum que naufrágios sejam alvo de saqueadores, que explodem os navios afundados e utilizam para obter lucro os cabos de cobre e até mesmo o aço das embarcações naufragadas. Segundo levantamento do jornal britânico The Guardian, esse aço pode trazer um lucro de 1 milhão de libras esterlinas (cerca de R$ 4,7 milhões na atual cotação).
Cerca de 40 navios da Segunda Guerra Mundial já foram parcialmente desmantelados. Estima-se que 4,5 mil tripulantes morreram nessas embarcações históricas. Somente no ano de 2016, três navios holandeses naufragados desapareceram do fundo do Mar de Java, que toma a costa da Indonésia, junto aos restos mortais de 2,2 mil pessoas.
Em março deste ano, o ministro das relações exteriores da Holanda, Stef Blok, assinou acordos em Kuala Lumpur para melhor proteger restos de naufrágios nas águas da Malásia e uma declaração foi assinada pelos dois países no mês passado.