Mato Grosso
Soja é plantada à noite em fazendas de MT para o cultivo de algodão safrinha dentro do prazo
Compartilhe:
Os produtores rurais de Mato Grosso estão fazendo o plantio da soja à noite para conseguir plantar o algodão safrinha dentro do prazo. A tecnologia instalada nos tratores auxilia durante o plantio noturno para que não haja danos aos grãos.
Em uma fazenda localizada em Pedra Preta, a 243 km de Cuiabá, cerca de 30 mil hectares serão utilizados para o plantio de soja, sendo seis mil hectares a mais em relação ao ano passado.
De acordo com o gerente de produção, Joanei Luiz Baldissera, os primeiros talhões do grão estão germinando, devido ao aumento das chuvas.
“As chuvas aconteceram no período certo e nós iniciamos os trabalhos um pouco antes”, afirmou.
Em 10 mil hectares, será realizado o plantio de algodão safrinha, o correspondente a 30% a mais em relação à safra anterior. Por isso, os primeiros hectares são de soja precoce, ou seja, com 100 dias as lavouras estão prontas para serem colhidas. O algodão precisa ser semeado até o dia 25 de janeiro de 2019.
“Estendemos o plantio durante a noite para que possamos ter uma boa safra e plantar o algodão dentro dessa janela”, disse.
Para auxiliar no plantio noturno, o operador de máquinas Genivaldo Martins Félix explica que os tratores são equipados com GPS e um monitor de sementes.
“A tecnologia ajuda bastante e, se der alguma falha na hora do plantio, nós podemos ver no monitor e ajustar”, afirmou.
Em uma fazenda que fica em Alto Garças, a 366 km de Cuiabá, a soja será semeada em 13,7 mil hectares, segundo o gerente Edson Luiz Bortolatto.
“Nós já demos início no plantio e hoje estamos com mais de quatro mil hectares plantados com soja”, disse.
Na fazenda foram destinados mais de seis mil hectares ao plantio do algodão safrinha, um aumento de 30% em relação ao ano passado.
Com isso, os produtores rurais estão utilizando o algodão, como safra principal devido ao valor de mercado.
“Para que possamos ter uma boa safra de algodão, precisamos fazer esse plantio em uma janela de 10 a 15 dias”, contou.