A Prefeita de Rio Branco, Socorro Neri (PSB), exonerou 12 secretários da administração municipal e todos os cargos comissionados que atuavam nas respectivas secretarias. A decisão foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (31).
As exonerações são a fase final da chamada “reforma administrativa” que foi proposta pela prefeita, e que foi aprovada por unanimidade pela Câmara dos Vereadores, com o objetivo de reduzir despesas.
A reforma administrativa tira quase, que na totalidade, os ocupantes de cargos pertencente a gestão de Marcus Viana (PT), que abriu mão do cargo para concorrer ao governo do Estado, e foi derrotado pelo progressista Gladson Cameli.
As secretarias de Esporte, Direitos Humanos, Igualdade Racial, Juventude e Mulher foram criadas em 2013 quando Marcus assumiu pela primeira vez a prefeitura. Esses setores serão reduzidos e deixarão de existir como secretaria.
A Secretaria Municipal de Articulação Comunitária e Social – SEMACS, um fio condutor de política entre o ex-prefeito e os presidentes de bairro, foi extinta e suas atividades, agora reduzidas, passam a funcionar a partir da Casa Civil.
Criado em abril de 2017, após aprovação da Câmara Municipal de Rio Branco, e em meio a protestos da oposição, o Instituto de Tecnologia perdeu o status de secretaria e funcionará vinculado à Secretaria de Administração.
A criação do ITEC foi bastante criticada porque segundo os vereadores de oposição foi montado para empregar 25 pessoas e cumprir acordos políticos eleitorais de Marcus Viana. Esses 25 cargos comissionados do Instituto de Tecnologia foram exonerados pela prefeita na última sexta-feira (28), por meio do Diário Oficial do Estado (DOE).
A Subchefia de Assuntos Jurídicos também instituído pelo ex-prefeito foi extinta, além da Coordenadoria do Trabalho e Economia Solidária.
Confira a lista dos órgãos que tiveram os seus secretários e cargos comissionados exonerados
a) Secretaria Municipal de Articulação Comunitária e Social – SEMACS;
b) Secretaria Municipal de Esporte e Lazer;
c) Subchefia de Assuntos Jurídicos da Casa Civil;
d) Secretaria Municipal de Obras Públicas – SEOP;
e) Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas;
f) Secretaria Adjunta de Políticas de Promoção da Igualdade Racial;
g) Secretaria Adjunta da Mulher;
h) Secretaria Adjunta da Juventude;
i) Secretaria Adjunta de Obras;
j) Secretaria Adjunta de Saúde;
k) Coordenadoria do Trabalho e Economia Solidária – COMTES;
l) Instituto de Tecnologia da Informação e Inovação – ITEC.