Rondônia
Sistema de emissão on-line da Guia de Trânsito Animal da Idaron é aprimorado
Compartilhe:
Com uma demanda crescente, tendo registrado mais de 120 mil emissões do documento de janeiro a setembro deste ano, o sistema de liberação de Guia de Trânsito Animal pela internet, o GTA On-line, da Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastoril (Idaron), está cada vez mais sendo melhorado.
O objetivo, segundo o gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Animal, Fabiano Alexandre dos Santos, é aprimorar o sistema para agregar novas funcionalidades no autoatendimento ao produtor rural. “Um dos benefícios do novo sistema é que ele permitirá ao pecuarista solicitar várias GTA’s de uma única vez. O produtor também poderá vincular todas as guias solicitadas a um único Documento de Arrecadação (Dare). Outro ponto é que a solicitação da GTA poderá ser cancelada enquanto não for feito o pagamento do Dare. Antes isso demandava um atendimento presencial, que agora será simplificado”, explicou Fabiano.
“Nesses casos, de cancelamento de ‘solicitação’ de GTA, o produtor não precisará mais se deslocar a uma unidade da Idaron para finalizar o processo, o próprio sistema, automaticamente, fará estorno da quantidade de animais que seria transportada”, completou. O gerente lembrou ainda que uma vez emitido documento, seu cancelamento só poderá ser por uma unidade da Idaron.
No último dia 24, a equipe técnica de informática se reuniu para deliberar as mudanças e adequações para o sistema. Uma das sugestões é que o produtor tenha liberdade para solicitar o Dare junto ou depois da solicitação da Guia. Isso permitirá que o solicitante escolha a melhor forma de geração e pagamento do Dare. Outro apontamento diz respeito à emissão de várias GTA’s numa mesma solicitação: “Caso o pecuarista queira emitir vários documentos para um mesmo destino, usando as mesmas faixas etárias e sexos e para que ele não perca tempo preenchendo todos campos sempre com as mesmas informações, a plataforma permitirá que se replique os documentos a partir de um único preenchimento, facilitando essa ação”, destacou Fabiano Alexandre.
Vale lembrar que a solicitação de GTA obedece três fases: solicitação, pagamento do Dare e emissão da GTA, que tem que ser impressa ou mantida virtual (em PDF) para que o produtor, no ato do transporte dos animais esteja portando o documento para apresentar à fiscalização. “Não basta emitir a GTA, o produtor deve portar o documento quando for transitar com os animais. Outra questão importante é que o simples pagamento do Dare não substitui a Guia de Trânsito, o documento tem que ser emitido”, salientou.
Por fim, cabe lembrar que o trânsito animal é uma das principais formas de propagação de doenças, nesse sentido, a GTA é uma poderosa ferramenta de rastreabilidade e vigilância do trânsito animal, sendo que, quando o produtor emite e exige esse documento para o transporte de animais, ele está contribuindo para garantir a segurança sanitária para os nossos rebanhos, especialmente quando recentemente o Estado suspendeu a vacinação contra febre aftosa.
Fonte: Secom – Governo de Rondônia