Saúde
Sintomas de infecção por Salmonella
Compartilhe:
Os sintomas da infecção por salmonella, também conhecida como salmonelose, normalmente são semelhantes a qualquer outra gastroenterite, incluindo vômitos, diarreia forte e febre acima de 38ºC. Por isso, a única forma de saber que os sintomas estão sendo pela Salmonella é fazendo um exame às fezes no laboratório.
A salmonella é um tipo de bactéria que pode ser ingerida através do consumo de alimentos contaminados com fezes de animais, o que pode acontecer ao se comer um ovo mal cozinhado ou quando se lava mal as mãos antes de cozinhar, por exemplo.
A infecção intestinal causada pela salmonella é forte e perigosa, pois pode se espalhar rapidamente para outros órgãos, causando a febre tifoide, que pode levar à morte.
Esses sintomas podem surgir até 10 dias após o consumo do alimento contaminado e costumam permanecer por cerca de 5 a 7 dias, até a completa recuperação do paciente. Eles também podem variar de intensidade de acordo com a quantidade de alimento contaminado ingerido e o nível de contaminação do alimento.
Como confirmar o diagnóstico
Os sintomas apresentados durante uma infecção por salmonella ajudam o médico a confirmar que se está com uma gastroenterite, no entanto, a única forma de confirmar que a infecção está sendo causada pela salmonella é fazer um exame de fezes, no qual uma amostra de fezes é enviada para o laboratório, de forma a identificar quais as bactérias que estão presentes.
Identificar a bactéria que está causando a gastroenterite ajuda o médico a adequar melhor o tratamento, permitindo selecionar o melhor antibiótico para eliminar a bactéria.
Quando ir ao médico
Em geral, a intoxicação causada pela salmonella não precisa de internamento, mas se os sintomas persistirem por mais de 3 dias, deve-se procurar o médico, pois é possível que a contaminação tenha sido pelas formas graves da doença.
Nestes casos, além de beber bastantes líquidos para manter a hidratação e controlar os sintomas da doença, o tratamento também inclui o uso de antibióticos.
É importante lembrar que crianças, mulheres grávidas e idosos são mais sensíveis à infecções intestinais, e devem ser levados ao médico logo que os sintomas forem identificados.
Fonte: tuasaude