Porto Velho
SETEMBRO AMARELO: Evento com 10h de atividade acontece domingo na ponte do Madeira
Compartilhe:
Um sarau envolverá os presentes com muita criatividade
A data 10 de setembro foi escolhida para o alerta internacional de prevenção ao suicídio, Porto Velho terá importantes programações alusivas a essa temática. Dentre elas, o evento denominado “Corra Para a Vida”. Toda a programação será realizada nas extremidades e pela ponte do rio Madeira, sentido Humaitá. (CONFIRA ABAIXO)
Esportes e atividades físicas são fortes aliados na prevenção do suicídio
Essa ideia visa contribuir com a campanha “Setembro Amarelo”, principalmente porque a Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere que todos os países adotem práticas que previnam à morte autoprovocada. Daí a importância do local escolhido, um alvo potencial de pessoas com ideação suicida ou de autoextermínio. Por isso, os idealizadores acreditam que o esporte transforma o corpo, a mente e a alma.
Foram programadas dez horas de atividades em tenda e ao ar livre que serão desenvolvidas das 0h às 10h de domingo, em um cenário que também poderá ser utilizado para o registro de fotos e vídeos da paisagem proporcionada pelo ambiente. Na abertura, um momento de devocional será ministrado pelo cantor da música gospel, Miquéias Porfirio.
Na madrugada, entre os intervalos da caminhada e corrida pela extensão da ponte, um sarau envolverá os presentes com muita criatividade. Um excelente momento para contemplar a fase da lua, o céu estrelado, o brilho das luzes, o mover das águas, o silêncio da cidade, a si próprio, o coletivo, a irmandade, o braço estendido e a mão amiga.
Domingo de manhã, o público será envolvido pela ginástica rítmica, apresentação de capoeira e momentos de reflexão com profissionais da área de saúde (psicólogo e psiquiatra). Com a animação do DJ Roney, após uma caminhada, o evento será encerrado com um café comunitário, no qual todos contribuem à sua maneira para o bem da coletividade.
Segundo a atleta, Fabiana Santos, “o objetivo é envolver todas as pessoas, principalmente os apaixonados pelo esporte porque todos juntos seremos mais fortes”. Essa concepção é defendida pelo ultramaratonista, Manoel Alves Barbosa, ao convidar o público para vir agregar com este movimento de alcance global, afirmando que “a ponte não é o fim da linha”.
PARCERIA
Uma iniciativa desta, não teria sucesso, sem as parcerias que também são favoráveis a valorização da vida. Fica o agradecimento ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Cruz; aos parlamentares da Casa de Leis, Alan Queiroz, Delegado Rodrigo Camargo e Delegado Lucas Torres; ao vereador Dr. Júnior Queiroz; ao diretor do Pronto Socorro João Paulo II, Roberto Vieira; ao DNIT; às empresas Papelaria Rio Madeira, Gráfica UEDA, Gráfica Veloz, Distribuidora Baratinha e Macaxeira & Cia; aos Grupos de Corrida, Esportivo e Cultural.
Fonte: Assessoria
Texto: David Rodrigues
Foto: Fernanda Ferreira