O aniversário de quatro anos da Rádio Assembleia (89,5 FM) foi celebrado em sessão especial na tarde de quinta-feira (22). Artistas, radialistas, poetas, jornalistas e outras pessoas que ajudaram a construir a emissora receberam moções de aplausos no evento, que contou com apresentações musicais.
“A rádio hoje atinge cerca de um milhão de ouvintes, levando desde o jornalismo parlamentar, do estado e do Brasil, e também a parte musical”, destacou a superintendente da Rádio Assembleia, Tatiana Medeiros. “A gente mostra os projetos na rádio, as comissões, a votação em Plenário. Este ano, conseguimos o diferencial de ter um estúdio dentro do Plenário, ao vivo, durante as sessões. A gente já pega o deputado e entrevista ele [antes do início e no fim das sessões]”, completou Medeiros.
O presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (DEM), também falou do papel da emissora de aproximar o trabalho do Parlamento da população e promover transparência. “A Rádio Assembleia também leva essa informação diária a todos, a pessoa que está na roça, o pedreiro que está assentando o tijolo pode sintonizar e acompanhar as notícias”, afirmou o parlamentar e requerente da sessão especial.
A valorização dos artistas locais é outro grande objetivo da emissora, segundo o gerente da rádio, Jaime Neto. “Nós optamos, desde o início, por dar total apoio aos artistas mato-grossenses de modo geral, não só músicos, mas poetas, teatro, cinema. Nós abrimos um espaço muito grande”, explicou. “Não tenho dúvidas de que está na Rádio Assembleia o maior arquivo musical de músicos da terra”, ressaltou Jaime Neto.
“São quatro anos de lutas, de vitórias, conquistas. É uma data para se comemorar mesmo”, pontuou a secretária de Comunicação da ALMT, Rosimeire Felfili. Um dos avanços ocorreu no fim de janeiro, quando a Rádio Assembleia ganhou o direito de transmitir todas as sessões plenárias da ALMT. Na ocasião também houve a reinauguração da Rádio Assembleia, com estúdios novos e espaço mais amplo.
A sessão contou ainda com a presença do deputado Wilson Santos (PSDB) e do conselheiro Guilherme Maluf, então presidente da Assembleia quando a rádio foi inaugurada, além do ex-prefeito de Cuiabá Roberto França, um dos homenageados. A sessão ainda contou com os radialistas Cleber Dias e Thayana Bruno como mestres de cerimônia, ambos são apresentadores da Rádio Assembleia.
A emissora começou oficialmente a fazer transmissões no dia 23 de junho de 2015. Porém, por conta do calendário da Casa, as celebrações foram marcadas para esta quinta (22).
Estúdio principal – Antes do início da sessão especial, foi realizada solenidade em homenagem ao ex-superintendente da emissora Clenon Alves Borges, falecido em janeiro. Agora, o estúdio principal da rádio leva seu nome. O presidente da Assembleia, Eduardo Botelho, fez o descerramento da placa juntamente com a esposa e o filho de Clenon Borges e com a superintendente da Rádio Assembleia, Tatiana Medeiros.
“A gente está extremamente feliz com esse reconhecimento do trabalho dele. Só temos a agradecer à Casa, ao deputado Botelho e aos colegas que estiveram juntos com ele”, declarou Gleide Borges, esposa do homenageado.
“O Clenon esteve à frente do projeto [de revitalização física da emissora] e ele veio a falecer 15 dias antes de a gente inaugurar essa nova estrutura física da rádio. É mais do que justa essa homenagem ao Clenon, o estúdio onde fazemos todas as transmissões da rádio agora ganha o nome Clenon Borges”, lembrou o gerente da rádio, Jaime Neto. “Foi um grande profissional e um grande amigo”, resumiu o superintendente da TV Assembleia, Wanderley Oliveira.