Rondônia
Sesau, Unir e MPT fazem parceria para realização de exames e fabricação de máscaras e alcool em gel em Rondônia
Compartilhe:
A parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a Universidade Federal de Rondônia (Unir/RO) e o Ministério Público do Trabalho de Rondônia e Acre (MPT) busca unir forças em prol do enfrentamento da Covid -19. Nesta terça-feira (7), representantes dos órgãos estiveram reunidos no Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen) para discutir as ações de enfrentamento.
Segundo o secretário estadual de saúde, Fernando Máximo, o cenário em Rondônia é positivo devido as ações antecipadas do governo do Estado, onde toda a ajuda é bem-vinda nesse momento.
“Essa parceria é muito importante pois permite que possamos aumentar o número de exames e obter resultados mais rápidos”, destacou o secretário.
Segundo o coordenador do Laboratório de Genética Humana (LGH) da Unir, professor Andonai Krauze de França, a universidade irá confeccionar máscaras de polímero e álcool em gel, usados na prevenção ao coronavírus.
“Nós fizemos um acordo de cooperação com o governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Cientificas (Fapero) e a Sesau. O governo disponibilizou a estrutura e o espaço, facilitando o controle de entrada e rastreamento das amostras. Dessa forma vamos ajudar na fabricação de itens de prevenção, e o laboratório disponibilizará toda a estrutura e pessoas capacitadas para realizar esses testes dentro do próprio Lacen, com uma estimativa de 50 a 200 testes por dia”, explicou o coordenador.
Ainda segundo ele, o MPT entrará com investimentos para a compra dos materiais usados. “Nesse momento que estamos vivendo é importante termos a participação dos entes públicos para que dessa forma possamos juntos conseguir atender a população e retomar o crescimento do Estado”, concluiu Andonai.
Secom – Governo de Rondônia