Rondônia
Serviços de emergência 190 e 193 são disponibilizados pelo governo de RO através das redes sociais
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Rondônia acaba de alcançar um marco inédito no Brasil; a partir de agora, os serviços de emergência da Polícia Militar do Estado de Rondônia (190) e do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (193) podem ser acionados também pelas redes sociais. O sistema já está em pleno funcionamento e busca modernizar o atendimento à população, além de garantir a continuidade dos serviços mesmo em casos de falhas na telefonia fixa.
Com a centralização das chamadas em duas grandes centrais, uma em Porto Velho e outra em Ji-Paraná, além das unidades do Corpo de Bombeiros, conforme a distribuição por municípios, a medida visa ampliar as opções de contato dos cidadãos com as forças de segurança.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destaca que a iniciativa reforça o compromisso do estado com a inovação e a segurança pública. “Estamos investindo em tecnologia para salvar vidas. Essa nova forma de comunicação, pelas redes sociais, coloca Rondônia na vanguarda do atendimento emergencial no Brasil. Nosso objetivo é estar cada vez mais próximo da população, garantindo respostas rápidas em qualquer situação”, ressaltou.
COMO ACIONAR OS SERVIÇOS
TELEGRAM
- Acesse o link: https://t.me/EMERGENCIA_RO_Bot.
- Você será direcionado ao Serviço de Emergência – 190/193 da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec).
- Siga as instruções na conversa para registrar sua ocorrência.
- Acesse a página da Sesdec: SESDEC Facebook
- Clique na opção “Fale conosco”.
- No bate-papo, informe que deseja falar com o serviço de emergência.
- Selecione a opção “SESDEC 190/193”.
- Você será direcionado ao sistema da SESDEC para registro da ocorrência.
- Acesse o perfil da Sesdec: SESDEC Instagram
- Selecione a opção “Mensagem”.
- No bate-papo, digite “190” ou “193”.
- Escolha a opção “Sim”.
- Você será direcionado ao sistema da Sesdec para registro da ocorrência.
O titular da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, Felipe Bernardo Vital, também comemorou a novidade. “Com essa inovação, estamos garantindo mais resiliência aos nossos serviços de emergência. Em momentos críticos, quando as linhas telefônicas podem falhar, as redes sociais surgem como um canal seguro e eficiente para a população acionar socorro”, afirmou.
É importante destacar que a população pode continuar acionando normalmente os telefones 190 e 193. Além dessa novidade, o cidadão também pode recorrer ao aplicativo Cidadão RO e ao site da Polícia Militar de Rondônia para solicitar os serviços de emergência, ampliando ainda mais as opções de contato com as forças de segurança.
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Fonte
Texto: Gerlen Oliveira
Fotos: Guilherme Ribeiro
Secom – Governo de Rondônia