Mato Grosso
Senac-MT doa equipamentos para inclusão digital de jovens e adultos
Compartilhe:
A entidade beneficiada, ‘Programando o Futuro’, promove o reuso de computadores para qualificação profissional em comunidades.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT) destinou mais de 340 kg de equipamentos e resíduos eletrônicos ao Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) Recytec, localizado na Escola Técnica Estadual de Cuiabá, no bairro Carumbé.
A unidade é gerida pela ‘Programando o Futuro’, organização da sociedade civil que promove ações de inclusão digital, meio ambiente e desenvolvimento das comunidades onde atua. O diretor regional do Senac-MT, Edson Dahmer, destaca a iniciativa da entidade em doar os equipamentos.
“Com a modernização do nosso parque tecnológico, doamos eletroeletrônicos em plenas condições operacionais ao CRC Recytec, que possui espaço físico adaptado para recondicioná-los e colocá-los em reuso em cursos na área de tecnologia da informação que capacitam jovens e adultos, preparando-os para o mundo do trabalho”, apontou o dirigente.
Além da reutilização de aparelhos eletrônicos e de informática, o correto processo de logística reversa contempla também tratamento adequado aos componentes que não possuírem mais condições de uso. O chamado lixo eletrônico é enviado para reciclagem e transformado em nova matéria-prima, última parte do trabalho do CRC.
“Essa destinação está atrelada ao ‘Ecos – Programa de Sustentabilidade CNC-Sesc-Senac’, que prima pela ecoeficiência e mitigação dos impactos relacionados às atividades das instituições. Para além do recorte ambiental, somam-se ações educativas planejadas para o desenvolvimento economicamente viável, socialmente justo e ecologicamente correto das localidades onde estamos presentes”, acrescentou Dahmer.
O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Por Assessoria