Porto Velho
Semtran continua com ações educativas nas escolas e fiscalização nas ruas de Porto Velho
Compartilhe:
Seguindo com as ações do projeto intitulado “Criança de hoje, condutor de amanhã”, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), continua realizando palestras nas escolas municipais e estaduais voltadas para a educação de trânsito.
“Estamos trabalhando a educação para o trânsito com os futuros condutores, mas nossas equipes também estão atentas às ações dos condutores do momento, para coibir infrações e evitar que o trânsito se torne uma ameaça para a população”, comentou o secretário Anderson Pereira, titular da Semtran.
Paralelo ao trabalho nas escolas, como adiantou o secretário, agentes de trânsito também executam ações de educação e fiscalização em ciclovias, ciclofaixas e vagas reservadas, como por exemplo, as paradas de ônibus, entre outras ações que visam um trânsito mais seguro para todos e melhorias na mobilidade urbana.
PALESTRAS
Na segunda-feira (26), as palestras educativas foram realizadas na Escola 21 de Abril. Na ocasião, os alunos receberam orientações valiosas sobre os cuidados e atitudes para transitarem com segurança pelas ruas da cidade. Nesta quarta-feira (28), ações idênticas serão realizadas com os estudantes da Escola Hélio Botelho.
Em algumas situações, como aconteceu na Escola Major Guapindaia, os alunos participam de pit-stop junto com os agentes da Semtram e ajudam a distribuir materiais explicativos para os condutores e a população em geral.
Para animar a garotada, os bonecos ‘Semtranzinho’ e ‘Semtranzinha’ fazem um espetáculo à parte e tornam as palestras ainda mais lúdicas e interessantes para os alunos, especialmente as crianças da educação infantil.
FISCALIZAÇÃO
Nos demais dias da semana, até a próxima sexta-feira (30), o foco dos trabalhos será educação de trânsito e fiscalização nas ruas da capital rondoniense, especialmente nas ciclovias, ciclofaixas, corredores de ônibus e vagas de reserva para coletivos, táxis, mototáxis e aplicativos.
Os profissionais e a própria população tem reclamado e denunciado certos condutores que param em locais proibidos, atrapalham o trânsito e colocam vidas em risco.
“Primeiro a gente vai fazer uma ação educativa. Depois, faremos o que nos compete, que é lavrar o auto de infração”, alerta o gerente da Divisão de Treinamento e Educação para o Trânsito, Joelmir Silva.
MULTA
Ele acrescentou que o condutor que estacionar em local proibido leva cinco pontos na carteira, multa de R$ 195,23 e ainda fica sujeito a ter o carro guinchado, por se tratar de uma infração grave.
CALENDÁRIO
Dia 27 – Educação e Fiscalização de ciclovia e ciclofaixa
Dia 28 – Palestra Educativa na Escola Hélio Botelho
Dia 29 – Educação e Fiscalização na av. 7 de Setembro (Centro)
Dia 30 – Educação e Fiscalização na av. Jatuarana (zona Sul)
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)