Acre
Sem previsão de chuva para os próximos dez dias, Rio Acre atinge 2,59 metros em Rio Branco e preocupa
Compartilhe:
Sem previsão de chuva para os próximos dez dias, o nível do Rio Acre começa a preocupar pela baixa nas águas. Nesta quinta-feira (28), o manancial está 2,59 metros em Rio Branco. Além disso, quatro cidades do interior estão com o nível abaixo dos 2 metros.
O Corpo de Bombeiros do Acre acredita que o rio deve atingir 2 metros no início de julho em Rio Branco. O major Cláudio Falcão explicou que na capital o rio está abaixo da cota registrada na mesma época em 2017, que foi 3,19 metros.
“Teve uma aceleração de baixa e nos últimos três dias diminuiu essa aceleração, então, provavelmente vamos atingir a cota de 2 metros no início de julho. Toda água vem das nascentes e a vazante de saída é maior que a de entrada. Isso faz o rio ficar bem baixo. Estamos com o nível abaixo do mesmo dia em 2017 e 2015”, confirmou.
As cidades banhadas pelo Rio Acre que estão abaixo de 2 metros são: Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e Capixaba. Em Brasileia e Epitaciolânida as águas marcaram 1,52 metro, Xapuri 1,53 metro e Capixaba com 1,91 metro.
“Estamos trabalhando com probabilidade de chuva de 5%, é quase nada. Já trabalhamos com previsão de 80% de chuva e não choveu. Estamos em um período bem complicado. Tudo indica que teremos um verão muito forte com baixa considerada do rio”, complentou.
O major também não descarta o rio atingir a marca de 1,30 metro, registrada em setembro do ano passado.
“É possível porque ainda estamos em junho. Temos julho, agosto, setembro e outubro sem chuva. Com a alta temperatura e uma série de situações que podem contribuir temos uma previsão muito seca. Não é possível prever em nível de rio”, concluiu.