Acre
Sem data prevista para reforma, biblioteca está fechada há mais de um mês em Rio Branco
Compartilhe:
![](https://www.onortao.com.br/wp-content/uploads/2019/01/biblioteca-de-rio-branco.jpeg)
Obra foi anunciada em dezembro do ano passado, pelo ex-governador Tião Viana. Demanda deve ser direcionada para a Biblioteca da Floresta, no Parque da Maternidade, no Centro.
Ainda sem uma data prevista para iniciar a reforma, a Biblioteca Pública do Acre, em Rio Branco, continua fechada há mais de um mês. A informação foi confirmada pela Fundação Elias Mansour (FEM). Uma reforma, no valor de R$ 700 mil, chegou a ser anunciada em dezembro do ano passado pelo antigo governo.
Um comunicado afixado na porta entrada da biblioteca informa que o espaço ficaria aberto até 14 de dezembro do ano passado e que a reforma começaria três dias após. O informe destaca ainda que apenas serviços internos e invetários estão funcionando durante esse período.
O espaço fica na área central da capital acreana e é ponto de encontro de alunos e amantes da leitura, histórias em quadrinhos (HQs), cinema, computadores para pesquisas, espaço infantil e um grande acervo de literatura.
O presidente da FEM, Manoel Gomes, mais conhecido por Correinha, explicou que deve se reunir ainda esta semana com a empresa que ganhou a licitação da obra para que uma data para a reforma comece seja definida.
![Comunicado afixado na porta de entrada da biblioteca anuncia fechamento do espaço em dezembro do ano passado — Foto: Quésia Melo/G1 Comunicado afixado na porta de entrada da biblioteca anuncia fechamento do espaço em dezembro do ano passado — Foto: Quésia Melo/G1](https://s2.glbimg.com/6aiPftyRGgOgds8cQbrGfAT9gwQ=/0x0:1280x960/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/u/3/OMIrgNRveZne324IN8CA/whatsapp-image-2019-01-26-at-14.34.55.jpeg)
Comunicado afixado na porta de entrada da biblioteca anuncia fechamento do espaço em dezembro do ano passado — Foto: Quésia Melo/G1
“Tão logo dermos a ordem de serviço, a empresa tem um prazo e vamos ver quando a empresa termina. Estamos com essa preocupação, que é de colocar imediatamente à disposição do usuário e a população”, complementou.
Logo após o anúncio da reforma, a antiga diretoria do espaço chegou a anunciar que a ideia era que o espaço funcionasse parcialmente durante a obra. Porém, Correinha acrescentou que a ideia não é viável no momento, já que não há servidores suficientes para atender o público.
“Temos um número muito reduzido de servidores, não posso colocar uma biblioteca para atender apenas no horário da manhã, tem que atender todos os horários. Enquanto, não tem os terceirizados e vamos ver como trabalhamos com o pessoal de casa”, lamentou.
Biblioteca da Floresta
Ainda segundo o presidente, a gestão pretende transferir a demanda da biblioteca do Centro para a Biblioteca da Floresta, que fica no Parque da Maternidade, também no Centro. Ele afirmou que deve decidir nesta segunda-feira (28) quando iniciam os atendimentos no espaço.
“Não vamos remanejar acervo dela. A reforma é só na parte de infiltração e goteira, mas, para fazer isso, o público não pode estar lá. É uma reforma muito rápida, na estruturação e não vai mexer na parte do acervo”, ressaltou.
Acessibilidade
No novo projeto da biblioteca, o espaço deve ganhar manutenção, rampas de acessibilidade, espaço das HQs, além de plataformas e pisos que serão táteis e identificação em braile.
![FEM diz que vai se reunir com empresa esta semana para definir data de início das obras — Foto: Quésia Melo/G1 FEM diz que vai se reunir com empresa esta semana para definir data de início das obras — Foto: Quésia Melo/G1](https://s2.glbimg.com/R4oRDCBg-HbwOhaZdXPLw95r3dk=/0x0:1280x960/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/u/C/20JQolSSKJWMQtTpG4Ew/whatsapp-image-2019-01-26-at-14.34.54.jpeg)
FEM diz que vai se reunir com empresa esta semana para definir data de início das obras — Foto: Quésia Melo/G1