Saúde
Segurar o espirro pode causar um AVC? Neurocirurgião responde
Compartilhe:
Você é daqueles que segura o espirro? Quando sente a coceira no nariz já vai fechando as narinas para evitar a saída de ar? Apesar de muito comum, o hábito pode causar sérios prejuízos.
O neurocirurgião Victor Hugo Espíndola explica que o espirro é um estímulo normal de defesa do organismo. Quando a pessoa inala fumaça, pó, ou até vírus ou bactérias, o corpo vai tentar expelir o invasor pelo nariz — por isso, se deve deixar o organismo tentar se proteger.
“A principal intenção do espirro é a de eliminar secreções e agentes agressores ao corpo. Quando seguramos um espirro, toda a pressão gerada por esse fluxo de ar de alta velocidade que deveria ser expelido é travada e internalizada no corpo, aumentando a pressão intracraniana”, afirma o médico.
Ele conta que a pressão pode ser suficiente para gerar um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e, se a pessoa tiver alguma veia ou artéria mais frágil, como um aneurisma cerebral ou malformação vascular, o ato de segurar o espirro pode ser ainda mais prejudicial à saúde do corpo. O rompimento dos vasos é uma situação rara, mas pode acontecer.
O médico lembra que não há formas de evitar um espirro. A recomendação é sempre deixar ele fluir naturalmente. Quando o espirro vier, a recomendação é cobrir o nariz e a boca com um lenço, ou até mesmo com o antebraço. Além disso, após espirrar é muito importante lavar bem as mãos ou usar álcool em gel.
Metrópoles