Mato Grosso
Seduc-MT contribui em relatório sobre Novo Ensino Médio apresentado ao MEC
Compartilhe:
Os resultados obtidos com a implementação do Novo Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino foi um dos temas levados pelo secretário de estado de Educação, Alan Porto, para a primeira reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) em 2023. O evento começou ontem e vai até essa sexta-feira (17), no estádio nacional Mané Garrincha, em Brasília. Além do Ensino Médio, os secretários de educação de todos os estados discutem sobre avaliações nacionais e financiamento.
A reunião do Consed acontece como evento paralelo ao Festival SESI de Robótica, também no estádio nacional. O diretor superintendente do SESI, Rafael Lucchesi, também esteve com os secretários e falou sobre Educação e Trabalho, destacando a importância da parceria das redes públicas com o setor produtivo e de serviços. Sobre o mesmo tema, falou o ministro da Educação, Camilo Santana.
Os secretários também receberam o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), Manuel Palácios, com quem foi discutido IDEB, Novo ENEM e Novo SAEB.
Aos gestores, Palácios garantiu que as decisões sobre as avaliações do Ensino Médio necessariamente serão tomadas a partir do direcionamento dos gestores estaduais, que são responsáveis por mais de 85% da matrícula da etapa de ensino.
Ficou encaminhado, também, que INEP e Consed irão se articular para definir as mudanças necessárias nessas avaliações. Outro ponto de destaque na fala do presidente do INEP foi a intenção de ter uma aproximação maior com os sistemas estaduais de avaliação.
Como resultado dos trabalhos e debates, um levantamento sobre a implementação do Novo Ensino Médio nos estados será apresentado pelo Consed ao Ministério da Educação.
Para o encontro de 2024, os secretários definiram os temas prioritários que serão trabalhados pelo conselho nos próximos dois anos. São eles: Ensino Médio, Tempo Integral, Valorização dos Profissionais da Educação, Avaliação, Tecnologia, Financiamento, Regime de Colaboração e Educação Especial.
O secretário-adjunto Executivo da Seduc-MT, Amauri Monge Fernandes, também participou do evento.
https://www3.seduc.mt.gov.br