Featured
Seca no Rio Machado gera maior queda do nível da água em 14 anos, em Rondônia
Compartilhe:
Nível marcou 6.44 metros nesta quinta-feira (13), segundo ANA, em Ji-Paraná. Registro mais baixo aconteceu pela última vez em 2004.
O nível do Rio Machado, segunda maior bacia hidrográfica de Rondônia, está próximo de uma das piores marcas da história de Ji-Paraná (RO), município a cerca de 377 quilômetros de Porto Velho. Conforme a medição da Agência Nacional de Águas (ANA), as águas marcam 6.44 metros nesta quinta-feira (13).
A última vez que o nível ficou baixo nessas proporções foi em 2004, quando atingiu 6.38. O Rio Machado é formado pela junção de rios afluentes no estado. A nascente fica na Chapada dos Parecis, em Vilhena (RO).
A baixa no nível do rio está afeta diretamente pescadores, já que a produção do pescado caiu cerca de 50% em relação ao período chuvoso.
“Além disso, corremos riscos navegando pelo rio, pois há pedras. Isso dificulta ainda mais a navegação”, destacou o pescador Manuel Dantas.
Orientação
Conforme a Defesa Civil, é necessário que nesta época do ano os pescadores e os banhistas redobrem os cuidados, já que há maiores riscos de afogamentos e acidentes.
A baixa no nível do rio reflete também na renda dos comerciantes, que dizem já estar difícil encontrar espécies de pescado como o tambaqui, pintado e a jatuarana.