AL/MT
“Se Bolsonaro concorrer em MT, uma vaga é dele”, avalia Janaina
Compartilhe:
Jornal diz que ex-presidente cogita ser candidato pelo Estado, onde teve 65% dos votos em 2022.
A presidente interina da Assembleia Legislativa, deputada Janaina Riva (MDB), disse que caso o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) saia candidato ao Senado por Mato Grosso em 2026, uma vaga será dele.
“Em um Estado como nosso, como Roraima e Santa Catarina – onde ele tem uma aprovação grande -, é natural concorrer a um cargo ao Senado, caso não seja candidato a presidente da República. E tenho certeza que se concorrer, uma das vagas é dele”, afirmou a parlamentar à imprensa nesta segunda-feira (17).
A possibilidade de o ex-presidente disputar o cargo por Mato Grosso veio à tona em reportagem da Folha de S. Paulo no domingo (16). A ideia seria lançar a candidatura em um estado onde ele tem força política, como Mato Grosso, Rondônia e Distrito Federal.
No segundo turno da eleição presidencial do ano passado, Bolsonaro teve 65,08% dos votos válidos em Mato Grosso.
Para Janaina, a informação ainda pode se tratar de uma “especulação”, mas ponderou que o Estado já esteve na mira de bolsonaristas em 2022.
À época, o então ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas levantou a possibilidade de ser candidato ao Senado no Estado. Ao final, acabou saindo e vencendo a eleição para governador de São Paulo.
“A gente já viu isso passado quando o Tarcísio veio aqui no estado para disputar. Entendo que o Bolsonaro, não só aqui em mato Grosso, mas em vários outros estados, tem condições reais a uma eleição a senador”, afirmou.
“Não sei se esse é o projeto dele, para mim, por enquanto, é especulação”, emendou.
A disputa em 2026 terá duas vagas ao Senado.
MIDIA NEWS