Nacional
Saúde Mental: Programa ajuda na saúde de colaboradores e identifica casos de ideação suicida
Compartilhe:
Desde sua implementação, 83,6% dos colaboradores que utilizam o programa apresentaram melhora na saúde mental
O Brasil é o oitavo entre os países com maior número de suicídios registrados, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS); só em 2022, o número de pessoas que atentaram à própria vida cresceu 11,8% em comparação ao ano anterior, como aponta o Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
Com o objetivo de chamar a atenção para o tema e promover ações de bem-estar mental, a 3778, healthtech de saúde corporativa, criou um modelo de cuidado à saúde mental inovador. O programa conta com um time formado por enfermeiros, psicólogos e médicos de família que atendem e navegam o paciente, conforme sua necessidade, desde o primeiro contato com o time da 3778. O programa conta com três pilares importantes: análise de dados, cuidado humanizado e tecnologia para otimizar a gestão dos atendimentos e o contato com o paciente.
Após o cruzamento e análise de dados, de cinco fontes diferentes, de uma empresa parceira, o time de data science da 3778 identificou que 16% dos colaboradores participantes do programa estavam com risco grave de sofrimento emocional; destes 29 foram identificados com fortes ideações e comportamentos considerados suicidas. Antes, quando analisado na forma tradicional, olhando apenas para uma fonte de dados, a empresa parceira havia identificado aproximadamente 8 pessoas com estas características.
O profissional de enfermagem é um dos grandes diferenciais do programa, principalmente, porque ele atua como coordenador do cuidado, conduzindo o paciente junto ao time multidisciplinar e, consequentemente, gerando mais vínculo no dia a dia. Essa proximidade permite identificar com maior clareza a urgência de cada caso, fazendo com que o time de saúde dê mais foco no tratamento desse indivíduo. Quando o colaborador entra no programa de saúde mental, o enfermeiro direciona esse paciente para sessões de psicoterapia e consultas com médico de família.
“Logo após entender quem são os colaboradores que mais precisam de assistência, o time de enfermagem acolhe esses pacientes e os encaminha ao programa para receberem o acompanhamento necessário. Assim conseguimos dar mais acesso a quem realmente precisa.”, explica Thamyris de Lima, gerente de suporte técnico em saúde na 3778.
No caso dos pacientes graves, a conduta adotada é intensificar o acompanhamento de saúde, dando em média 3,6 vezes mais atendimento para essa população do que aos pacientes classificados com sofrimento leve.
Ou seja, dos 10 mil atendimentos realizados para os pacientes participantes do programa, 43% deles foram direcionados para os que estavam em estado grave, que representava 16% daquela população. Para cada consulta médica que um paciente grave passava, eram realizadas duas consultas com psicólogos e três consultas com o time de enfermagem.
Outro ponto forte do programa é o fácil acesso e a disponibilidade de atendimento. O colaborador pode acionar o time de enfermagem pelo WhatsApp, a qualquer momento, sem a necessidade de aguardar uma nova consulta. Além disso, a enfermagem entra em contato com esse paciente periodicamente, nos intervalos dos atendimentos, para saber se o tratamento está sendo efetivo, se há outra necessidade ou para lembrá-lo da próxima consulta.
“Nada disso seria tão eficiente se não fosse pelo uso da tecnologia. Todo o cuidado é coordenado de maneira digital, por meio de um sistema próprio da 3778 que possibilita o monitoramento e a comunicação assíncrona do time de saúde sobre o paciente, com alertas e uma lista priorizada de tarefas. Isso permite que o time tenha uma visão única do momento dos pacientes”, comenta Gregório Rodrigues, médico de família especialista em ciência de dados em saúde da 3778.
Desde sua implementação, em junho de 2022, o projeto já conta com relevantes resultados em uma das empresas parceiras, que disponibilizou o programa para 6 mil colaboradores. Dentre os quase 1.000 que aderiram ao programa, 83,6% tiveram uma percepção de melhora em relação a sua saúde mental. Dos pacientes que se encontravam em estado grave, 81% tiveram uma evolução para melhor, 41% dos que estavam com pensamentos de auto extermínio tiveram uma supressão das ideações e redução dos sintomas e 59% receberam alta.
Sobre a 3778
Fundada em 2018, a 3778 é a maior healthtech independente do Brasil, com foco na saúde corporativa através do uso de Inteligência Artificial para análise de dados. Com ferramentas tecnológicas de última geração, auxiliam na gestão e eficácia da jornada do paciente, integrando dados de saúde de empresas e convênios. Também contam com um time de especialistas da saúde que realizam atendimento aos colaboradores, otimizando recursos e propondo soluções para tratamentos, antecedendo problemas e reduzindo custos de operações.