Agronegócios
Sanidade é tema central de Workshop gratuito voltado para a suinocultura
Compartilhe:
![](https://www.onortao.com.br/wp-content/uploads/2019/09/Suinocultura-1.jpg)
Peste Suína Africana, Peste Suína Clássica e Febre Aftosa são algumas das doenças tratadas no workshop que acontece em Cuiabá na próxima quinta-feira (20)
A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e as principais lideranças do Mato Grosso vão produzir o Workshop Estadual “Doenças Virais de Importância na Produção de Suínos”. O evento, que é gratuito, será realizado nesta quinta-feira (20), no auditório do SENAR, no Centro Político Administrativo, e a programação inicia às 08h e vai até às 18h30. O público alvo são os profissionais que atuam nas diversas etapas da cadeia produtiva de suínos, e os interessados devem confirmar presença pelo telefone da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat).
O Workshop é Realizado em conjunto com Acrismat, Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a Associação Brasileira das Empresas de Genética de Suínos (Abegs) e a Associação Brasileira de Médicos Veterinários Especialistas em Suínos (Abraves), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (FAMATO)
Este treinamento faz parte de uma ação realizada pela ABCS, que acontece em vários estados do Brasil, o Workshop trata das principais doenças virais na produção de suínos, como por exemplo, Peste Suína Africana (PSA) e Clássica (PSC), e visa capacitar médicos veterinários e demais profissionais do campo que atuam na produção suinícola. Durante o segundo semestre, mais de 10 estados brasileiros receberão os treinamentos.
O presidente da ABCS, Marcelo Lopes explica que a iniciativa visa integrar os representantes da cadeia com o objetivo de mitigar riscos. “Os recentes casos de PSA e de PSC no Ceará e no Piauí convergiram esforços da iniciativa privada para prevenir e controlar os fatores de riscos na possível entrada de doenças no Brasil, ou seja, um trabalho em conjunto em prol de toda a suinocultura nacional”.
As palestras serão ministradas pela especialista em epidemiologia das doenças infecciosas, a doutora em medicina veterinária, Masaio Mizuno Ishizuka. Para a diretora técnica da ABCS, Charli Ludtke o Workshop é uma forma de harmonizar as informações entre o setor privado e o serviço veterinário oficial, e assim manter a sanidade da produção suinícola nacional. Ludtke explica ainda que as capacitações irão contar com material técnico de apoio, que estão disponíveis no site da ABCS.
Já o presidente da Acrismat, Itamar Canossa reforça a importância da participação de todos os profissionais envolvidos na suinocultura em Mato Grosso, principalmente por conta dos acontecimentos recentes registrados na China e até menos no norte do Brasil. “É um evento rico em conhecimento, e conhecimento é fundamental para o momento em que vivemos onde a biosseguridade para proteger o plantel é essencial. Para nós, que estamos na Zona Livre da Peste Suína Clássica desde 2016 é mais uma oportunidade para que nossos profissionais se mantenham atualizados no assunto”, destaca.
Todos os eventos itinerantes são gratuitos e contam com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Embrapa Suínos e Aves, do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), das Federações da Agricultura e das Afiliadas da ABCS.
SERVIÇO:
O que: Workshop sobre doenças virais de imporntância na produção de suínos
Quando: quinta-feira (20 de setembro)
Onde: Auditório do Senar, Rua Eng. Edgard Prado Arze, SN, Centro Político Administrativo. Cuiabá-MT
Horário: a partir das 8 horas
Inscrições: (65) 3624 8125