Geral
Salãozinho de humor de Piracicaba tem recorde de inscrições e fará premiação dia 16 de setembro
Compartilhe:
O 16º Salãozinho de Humor e o 45º Salão Internacional de Humor de Piracicaba são uma realização da Prefeitura de Piracicaba, Secretaria Municipal de Ação Cultural e Turismo de Piracicaba e Centro Nacional do Humor Gráfico de Piracicaba (Cedhu).
Este é o quinto ano consecutivo que o Instituto Arcor Brasil dá apoio ao Salãozinho de Humor de Piracicaba e Salão Internacional de Humor de Piracicaba, dois dos eventos mais importantes do calendário cultural brasileiro.
O Salãozinho visa estimular novos talentos e a consciência crítica de alunos de escolas públicas e privadas, premiando os melhores trabalhos em papel e escultura, em duas categorias. Os vencedores serão conhecidos na cerimônia de premiação, no dia 16 de setembro, no palco interno do Teatro do Engenho Central, a partir de 14 horas.
O cartunista Erasmo Spadotto, diretor do Salão de Humor de Piracicaba, observa que a preparação dos alunos de escolas públicas e privadas “envolve todo um processo, com a capacitação dos professores e as conversas com as crianças, que sempre são muito produtivas e instigantes”.
“Os alunos são sempre críticos e o desenho de humor é um ótimo instrumento para eles se expressarem”, acrescenta Spadotto. Neste ano, com o apoio do Instituto Arcor Brasil, foi realizada a segunda edição do Curso Humor na Sala de Aula.
O Curso Materiais, Técnicas e Criatividade na Sala de Aula – Projeto Humor Gráfico e Educação, que ficou conhecido como Curso Humor na Sala de Aula, teve o propósito de capacitar professores a fazer uso de elementos do Desenho de Humor e suas características particulares em desdobramentos em sala de aulas com crianças e adolescentes.
O curso contemplou aulas práticas e teóricas relacionadas ao desenvolvimento de ações artístico-pedagógicas em sala de aula com a utilização das linguagens gráficas cartum, charge, caricatura e tira/história em quadrinhos. “O curso foi fundamental, os educadores têm ótimas ideias e são decisivos para estimular a criatividade dos alunos”, conclui Spadotto.