Conectado por

Medicina

Saiba como os tratamentos para osteoporose funcionam


Compartilhe:

Publicado por

em

De maneira geral, as mulheres sofrem com maior incidência da osteoporose em relação aos homens. Mas, além desse fator, há outros que aumentam o risco para esse problema.

Veja os principais fatores de risco para a osteoporose:

  • fumar;
  • beber álcool em excesso;
  • diabetes;
  • alimentar-se mal;
  • não tomar sol;
  • sedentarismo;
  • tomar medicamentos com corticoides por longos períodos;
  • problemas na glândula tireoide.

Quais são as causas da osteoporose?

À medida que o corpo humano envelhece, ele perde massa muscular e óssea com maior intensidade. Além disso, o organismo tem dificuldades em absorver os nutrientes dos alimentos e do sol — ele ajuda na produção de vitamina D.

Somando esses fatores acima a uma dieta pobre em cálcio, que é o principal elemento na formação dos ossos, há mais chances de a osteoporose surgir.

Portanto, todas essas razões juntas ou separadas são algumas das causas da osteoporose.

Quais são os tratamentos para osteoporose?

Ter uma alimentação saudável

Alimentos ricos em cálcio e outros nutrientes são fundamentais para que o tratamento da osteoporose seja eficaz. Queijo, leite integral, iogurte, castanhas, carne de frango e de peixe, frutas, legumes e verduras devem ser incluídos no cardápio diário.

Contudo, além de consumir alimentos mais saudáveis nos pratos do seu dia a dia, outras refeições devem ficar de fora. Comidas gordurosas, com muito açúcar e sal, industrializadas, refrigerantes e bebidas alcoólicas precisam sair da sua rotina.

Praticar exercícios físicos

Os exercícios físicos garantem além de uma boa manutenção da saúde dos ossos, a melhoria da resistência física e do equilíbrio corporal. Também, outro ponto positivo de atividades do tipo é o de melhorar a absorção dos nutrientes pelo organismo.

Entre as atividades que podem ser feitas com segurança para quem convive com a osteoporose, estão as caminhadas, a hidroginástica, a yoga, o pilates e a musculação.

Fazer exercícios de duas a três vezes por semana, por meia hora em cada vez, é o suficiente para um bom tratamento para osteoporose.

Tomar sol

Os raios solares ativam a produção de vitamina D pelo organismo que, por si só, não consegue produzir tal substância em quantidade suficiente.

Para que esse tipo de tratamento para osteoporose surta efeito, a pessoa deve tomar sol por no mínimo 20 minutos por dia. Usar boné ou chapéu e passar protetor no rosto é preciso para evitar manchas na pele.

Também, apenas o sol antes das 10h da manhã e depois das 16h que são mais seguros. Pois, nessa faixa horária, os raios são menos intensos.

Tomar Suplementos

Produtos como suplementos vitamínicos com cálcio e vitamina D fazem parte dos tratamentos para osteoporose, que conseguem entregar bons resultados em pouco tempo.

Usar alguns medicamentos

Alguns medicamentos como a calcitonina e o ranelato de estrôncio podem ser prescritos pelo médico, caso ele veja que é necessário fazer o uso. Estas medicações causam respectivamente o controle do cálcio no sangue e o aumento da massa óssea.

Fazer fisioterapia

Sessões de fisioterapia são muito válidas como tratamentos para osteoporose, pois devolvem o equilíbrio e a firmeza corporal. Entregando mais saúde e vida plena diante desse contratempo de saúde.

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com