Variedades
Saiba como identificar se seu carro tem combustível adulterado
Compartilhe:
O comércio de combustíveis misturados com água e outras substâncias, infelizmente, não é algo raro. A prática pode acarretar graves problemas ao veículo. O único jeito de perceber que a adulteração aconteceu é observando o carro: barulhos estranhos, cheiro de queimado e luzes diferentes no painel indicam o perigo.
Confira como perceber que o automóvel foi abastecido com combustível adulterado.
Detecte:
- Perda de força e tosse (falha como se o motor fosse morrer a qualquer momento) logo após sair do posto é uma das indicações de que o combustível possa estar adulterado. Os solventes químicos utilizados para modificação contêm impurezas que danificam o filtro de combustível, as velas e as bombas de injeção.
- Tentar dar partida no dia seguinte. Se não pegar, isso é um sinal de que o combustível foi adulterado. A bomba de ignição pode estar entupida.
- Ruídos e odor incomuns também são sinal claro. Som similar a uma bicicleta trocando de marcha, cheiro de querosene e solvente saindo do escapamento são os mais comuns.
- Caso uma luz amarela apareça no painel, semelhante a um motor, é um indício de que a injeção foi afetada. O sistema controla a admissão de combustível e calcula a porcentagem de mistura com ar. Não é a única causa que leva a acender, mas, caso aconteça logo após abastecer, deve-se ficar atento.
- O aumento do consumo deve ser observado. Se ao percorrer um trajeto habitual notar que o veículo bebeu mais do normal, preste bem atenção.
Como evitar:
- Sempre procure por um posto de confiança. Os que possuam bandeira (marca do posto/distribuidora) são os recomendáveis.
- Solicitar a nota fiscal também é uma forma de exigir os seus direitos caso venha a ser necessário.
- Seja sempre desconfiado: duvide se os valores da gasolina, etanol ou diesel estiverem muito abaixo do normal.
Exija seus direitos:
- Denuncie o posto/distribuidora. Basta encaminhar a denúncia para o Centro de Relações com o Consumidor da ANP por meio do telefone 0800-970-0267 ou pela página na internet do Fale Conosco da agência.
- Ter em mãos um laudo técnico, emitido por um profissional, apresentando os problemas apresentados é aconselhável.
- Não se deixe levar por preços baixos, o barato costuma sair caro e o veículo pode sofrer danos irreversíveis. Peça sempre o certificado de originalidade do combustível. Procure um selo do Inmetro nas bombas
FONTE: Metropoles