AL/MT
Russi é eleito presidente da Assembleia com 20 votos contra dois brancos e um não
Compartilhe:
Deputado Max Russi (PSB) foi eleito novo presidente da Mesa Diretora da Asssembleia Legislativa de Mato Grosso, em sessão nesta noite (23). No placar, deu 20 votos sim, dois brancos e um não. O único dos 24 deputados que não estava presente, o petista Valdir Barranco, que está internado na UTI em São Paulo, com Covid-19, foi homenageado com o nome da chapa vitoriosa.
A chapa é formada por Russi como presidente; Dilmar Dal Bosco (DEM) – líder do Governo -, como 1º vice-presidente; Wilson Santos (PSDB) como 2º vice-presidente; Eduardo Botelho como 1º secretário e novo ordenador de despesas; Janaina Riva (MDB) como 2ª secretária; Delegado Claudinei (PSL) como 3º secretário; e Allan Kardec (PDT) como 4º secretário.
O deputado Sebastião Rezende (PSC) conduziu a sessão e empossou a chapa eleita para o triênio 2021 a 2023 para a 19ª legislatura.
O tucano Wilson Santos, como 1º Secretário, chamou os pares para votar com cédula sim ou não. A chapa precisava de 13 votos. Superou com mais sete.
“Diante do resultado mostrado pelo 1º secretário, declaro eleita a chapa Valdir Barranco”, declarou Rezende.
O deputado Sílvio Fávero (PSL) tinha manifestado, mais cedo, interesse em registrar chapa de oposição, mas não conseguiu nomes para tal.
Após a votação, Botelho, que foi inviabilizado como presidente por decisão do STF, agradeceu a todos e disse que a chapa foi construída com confiança. “Trabalhei dizendo muitos nãos (como presidente), mas com muita firmeza, à base de diálogo, discussão e convencimento. Nunca houve nenhum voto comprado aqui, todos foram construídos na confiança”, repetiu. “É motivo de felicidade”, resumiu, sobre a vitória.
Deputados Xuxu Dal Molin, Dr João José e Dr Eugênio foram convocados fiscais da votação, que transcorreu sem intercorrências.
Unicanews