Rondônia
Rondonienses têm acesso à plataforma online de orientação profissional
Compartilhe:
O primeiro passo para começar uma carreira profissional é escolher um trabalho que combine direitinho com a personalidade, gostos e afinidades com alguma área. Mas nem sempre é uma coisa fácil de fazer, por isso, muitas pessoas recorrem a sessões de orientação e testes vocacionais.
Mas já pensou poder fazer isso sem sair de casa? Foi a iniciativa que partiu do Serviço Nacional da Indústria (SENAI). A instituição desenvolveu um serviço de Inteligência Artificial que avalia, principalmente, as habilidades socioemocionais de quem utiliza a plataforma. Com base nos resultados, a ferramenta indica as melhores opções de cursos para iniciar uma carreira.
“O Mundo SENAI também mostrará que estamos inseridos e preparados para a quarta revolução industrial, com tecnologias mais complexas, que exigirão novas formas de trabalho e profissionais com novas habilidades e competências”, destaca o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi.
Uma das razões para o Mundo SENAI estar diretamente ligado à quarta revolução industrial, conhecida como Indústria 4.0, é a necessidade de preparar jovens para esse mercado, onde a tecnologia tem avançado, gerando competitividade e produtividade entre as empresas brasileiras.
Outra função que a plataforma oferece é de apontar, por estado, quais são as áreas que mais precisam de trabalhadores na indústria. Em Rondônia, por exemplo, o setor da Construção é responsável por 42,7% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado. Logo, a indústria precisa de profissionais como técnicos em edificações e também tecnólogos em controle de obras.
O diretor regional do SENAI de Rondônia Alex Santiago explica que a plataforma, de forma gratuita, auxilia estudantes, pessoas que querem entrar no mercado de trabalho e não sabem ainda que área seguir. Além de indicar vagas de estágio e trabalho no mercado.
Santiago explica que “a plataforma online do Mundo SENAI tem sido bem utilizada, além de ser uma boa iniciativa ter ferramentas como essa. Porque possibilita que a organização faça algo mais rápido, mais específico, e mais atualizado no que diz respeito ao empresário aqui do estado de Rondônia”.
Evento Mundo SENAI
Um evento que ocorreu no início deste mês em todas as unidades do SENAI recebeu estudantes e possíveis clientes da instituição. A ideia era apresentar, por meio de palestras, oficinas, minicursos e visitas guiadas, uma parcela do que é o mundo industrial. E além disso ajudar a orientar os jovens sobre carreiras e profissões de acordo com cada perfil. No estado de Rondônia, Alex Santiago comenta que o resultado foi positivo.
“Foram dias muito intensos e proveitosos, no sentido de que a comunidade pôde acessar ainda mais a nossa estrutura, conhecer melhor os nossos produtos e serviços, e a gente pôde interagir um pouco mais com todos eles”, afirmou Santiago.
A plataforma está disponível não só para quem participou do evento Mundo SENAI, mas é possível acessar o ano todo pela internet. O projeto foi desenvolvido por meio da Inteligência Artificial, que é uma das tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0. Essa nova era da indústria é considerada a quarta revolução industrial.