Rondônia
Rondônia supera índice de inscritos no Enem em 2019 com 94% de adesão dos estudantes
Compartilhe:
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um dos mais esperados do país. Ele proporciona bolsas de estudo em universidades e faculdades particulares tanto no Brasil quanto no exterior, participação em programas do governo federal, além de ser uma prova que avalia o desempenho dos estudantes do ensino médio. O estado de Rondônia este ano superou as expectativas e teve aproximadamente 94% de adesão dos estudantes do ensino médio, um aumento em relação ao ano passado, com apenas 92%.
O destaque se deve ao trabalho adotado pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que preparou os estudantes para o exame. As mais de 80 escolas estaduais, em parceria com faculdades e outras entidades, realizaram simulados, aulões, testes vocacionais, provas, e demais atividades. O diferencial esse ano foi a distribuição de mais de 12 mil kits Enem, com materiais didáticos que reforçaram o aprendizado.
“O Kit Enem é muito bom e fácil de estudar. Os aulões, desde o começo do ano, nos ajudaram muito, sem contar as atividades de motivação e relaxamento que nos deixam mais tranquilos e confiantes para fazer a prova”, destacou o estudante Carlos Eduardo do 3º do Ensino Médio.
A diretora geral de educação, Irany de Oliveira, explicou que só em Porto Velho foram realizados mais de mil simulados com os estudantes, já no interior do estado o número foi bem maior.
“A Seduc se mobilizou desde o início do ano para preparar os estudantes para o Enem. Em todo o estado, mais de cinco mil simulados foram realizados. Além da preparação, focamos também em motivar os estudantes, o que trouxe bastante adesão este ano”, ressaltou a diretora.
Segundo ela, o terceiro ano do ensino médio possui cerca de 12.800 alunos matriculados, além de 4.300 estudantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA) que também farão o exame. A vice- diretora da Escola de Ensino Fundamental e Médio Marcelo Cândia Subsede 1, Rosângela Coutinho, elogiou o trabalho realizado pelo governo, que ofereceu todo o suporte as escolas.
“Nós tivemos total apoio da Seduc, que capacitou os professores para lidar com as novas ferramentas do Enem, contamos com apoio nas visitas às feiras de estudantes, visitas às faculdades e a universidade, aulas de campo entre outras atividades que reforçaram o nosso trabalho quanto escola, sendo fundamental para os resultados positivos que alcançamos”, acrescentou a Rosângela.
Às vésperas para o Enem, o estudante João Victor Lemos, que também fará o exame, diz estar confiante . “Com todo o aprendizado que tivemos, com o Revisa Mais Enem, com o ensinamento dos professores, estamos bem preparados para o Enem”, salientou o estudante.
SOBRE O ENEM
O Exame acontece durante o mês de novembro nos dias 3 e 10 desse mês. As provas são realizadas nos dois domingos. O primeiro domingo (3) contará com as disciplinas Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, Ciências Humanas e suas Tecnologias com duração total de 5h30 para a realização da prova. Já no segundo domingo (10) serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas tecnologias, com duração total de 5 horas. Cada prova objetiva contém ainda 45 questões de múltipla escolha.
DICAS IMPORTANTES
Em Rondônia os portões serão abertos as 11 horas, com início da prova as 12 horas. O aluno deve ainda levar o cartão de inscrição da prova, documento com foto e caneta preta transparente. Para mais informações sobre o exame basta acessar a página oficial do Enem.